Conteúdo duplicado: o grande inimigo do SEO Conteúdo duplicado: o grande inimigo do SEO Henry Douglas
Checklist 27 Julho 2016

Conteúdo duplicado: o grande inimigo do SEO

É claro que você terá que certificar-se que o seu conteúdo é exclusivo e não copiado de outro lugar, ou reutilizados em outras partes de seus sites. Mesmo que um site tenha somente conteúdo de alta qualidade e exclusivo, ele pode sofrer com um grave problema de SEO: o conteúdo duplicado interno ( dentro do seu próprio domínio ).

try joomla free

Conteúdo acessado através de múltiplas URLs

Você terá que verificar se a mesma página não pode ser acessada através de múltiplas URLs. Vários CMSs open source possuem problemas com URLs duplicadas e Joomla é um deles. Mesmo quando você tem URLs amigáveis ativadas nas configurações globais do Joomla, a URL não amigável ainda existe. Isto significa DUAS URLs com o mesmo conteúdo. URLs duplicadas podem existir por causa das seguintes razões:

Ausência de URLs amigáveis e parâmetros na URL

Esse problema fatalmente ocorrerá em sites que não possuem URLs amigáveis ativadas por que trabalham baseados em variáveis e parâmetros na URL como no exemplo a seguir:

  • www.exemplo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2
  • Parâmetros de URL, como .... /page1?font-size=large

Não precisa ser nenhum gênio para perceber que um site com poucas páginas, irá o gerar centenas de páginas idênticas.

A não definição do domínio de preferência (www ou não www)

Os links podem apontar para seu site usando as versões www e não www da URL (por exemplo, http://www.exemplo.com e http://exemplo.com). Ao não definir uma URLs de preferência para o domínio do site você corre o risco do seu site gerar muito conteúdo duplicado interno. Já discutimos como resolver este problema neste artigo: Escolha URL com WWW ou sem WWW e redirecionamento.

468x60

Uso de sufixo na URLs

Páginas que terminam com index.html, index.php, etc, que mostram as mesmas informações que a página sem estes sufixos.

Em Joomla especificamente:

Artigo que podem ser acessados a partir de múltiplos itens de menus.

Prevenindo Conteúdo Duplicado

Com páginas acessíveis a partir de várias URLs poderia prejudicar o desempenho do seu site nas SERPs, por isso é melhor prevenir para que este problema não ocorra. Isto pode ser feito de muitas maneiras diferentes. Você pode combinar as técnicas para se livrar completamente de seus conteúdos duplicados.

1) Configuração correta de menu

Uma razão muito comum para conteúdo duplicado interno é a vinculação de um artigo a múltiplos itens de menus. Isso é uma coisa muito comum que os usuários do Joomla costumam fazer: às vezes, um artigo que é acessado a partir do menu principal também é acessível a partir de um item de menu de rodapé. Neste caso, Joomla cria uma URL para cada item de menu. Vamos ver 2 exemplos:

  • Se você tem um submenu chamado "produtos", com um item de menu para cada produto, a URL para o artigo "Cadeira" seria /index.php/produto/cadeira
  • Se você fizer o mesmo artigo acessível a partir do rodapé, mas diretamente (sem submenu), a URL será /index.php/cadeira

Mesmo com URLs diferentes, essas páginas são idênticas, e são verdadeiras questões de conteúdo duplicado interno. Você pode contornar esse problema:

Às vezes, os usuários repetem alguns links do Menu Principal em um outro menu na posição do rodapé (ou em um menu em outra posição). Se você precisar repetir os links do menu principal em algum outro menu, não crie um novo item de menu com tipos de links idênticos. Neste caso, considere não criar um novo item de menu (link) para os mesmos conteúdos, mas use um tipo item de menu Apelido de Item de Menu ​​(Alias) em Links de Sistema. Este tipo de item de menu simplesmente leva o artigo de destino para o item de menu original, nenhuma nova URL é criada para o mesmo conteúdo!

2) Definir a Canonical Tag corretamente

A Canonical Tag é usada para definir uma URL preferencial para conteúdos que podem ser acessados através de múltiplas URLs. É um dos métodos recomendados pelo Google para o tratamento de sua URL.

Devemos definir a Canonical Tag para a página correta, de modo que a URL não-SEF (Não amigável) ou com parâmetros não seja indexada. A maneira mais fácil de conseguir isso no Joomla é, usando uma extensão. Também é possível configurar a Canonical Tag através de substituições (mas é recomendável apenas para usuários avançados).

Se você definir a canonical tag corretamente, todas as possíveis repetições de uma página terão a tag na seção header do site, como por exemplo, a página abaixo. Ela pode ser alcançada de 2 maneiras:

É claro que a primeira URL está redirecionada para a segunda, mas se não fosse, a configuração da Canonical Tag irá dizer Google que a página da primeira URL é a mesma página que a da SEF URL (URL amigável) e irá orientar o google a indexar a URL preferida (neste caso a URL amigável):

<link href="http://www.seoparajoomla.com.br/sobre-o-autor" rel="canonical">

Usando esta técnica, você pode evitar ter URLs duplicadas indexadas pelo Google, mesmo quando eles ainda estão acessíveis.

Para entender como implementar corretamente a Canonical Tag para a sua versão do Joomla veja o artigo: Canonical Tag para Joomla.

3) Usar redirecionamentos 301 

Usando redirecionamentos 301 significa que você e qualquer pessoa que acesse uma determinada URL será redirecionada para a URL correta. O redirecionamento 301 indica que uma URL foi movida permanentemente. Este redirecionamento é muito útil quando você faz mudanças nas URLs do seu site ou quando o site passa por uma migração de versões do Joomla ou mudança de domínio.

Por exemplo, se alguém acessa este artigo:

Ele é encaminhado para:

Você pode conseguir redirecionamentos 301, no seu arquivo .htaccess, ou usando a extensão Redirecionamento que já vem com o Joomla 3.x e Joomla 2.5 que é uma extensão muito agradável e simples para isso. Mais sobre redirecionamento 301 pode ser visto no artigo sobre o redirecionamento de URLs.

4) Configurar regras no .htaccess

Usando seu arquivo .htaccess, você pode resolver alguns de seus problemas de URL duplicados (desde que a reescrita de URL esteja ativada). Nós já discutimos como redirecionar URLs www e não-www. No .htaccess podemos configurar o redirecionamento de URLs não amigáveis para URLs amigáveis. Além de remover o index.php das URLs do seu site.

5) Configuração do robots.txt

Você pode configurar o seu arquivo robots.txt, de tal forma que ele não permita qualquer URL com uma sequencia de consulta seja indexada, por exemplo, uma '?', consulte o artigo sobre robots.txt. e evite problemas com URLs duplicadas por causa de URLs como estas:

  • /contato
  • /contato?font-size=larger

6) Usando uma extensão

Para sites menores, os problemas podem facilmente resolvidos por meio da configuração .htaccess, robots.txt, e possivelmente uma pequena extensão para redirecionamentos 301. Mas para sites maiores, utilização uma extensão SEF é provavelmente mais eficiente. Leva algum tempo para aprender a operar estas extensões, assim que começar a testá-las em um site que não é tão importante. Se usado corretamente, vai proibir todas as questões de URL duplicados a partir do seu site. No entanto, se usado incorretamente, pode ter o efeito oposto.

Segue algumas extensões SEF conhecidas:

  • SH404SEF
  • AceSEF
  • MijoSEF

7) Google Webmaster Tools

Usar o Google Webmaster Tools é uma ferramenta que permite identificar e se livrar do conteúdo duplicado. Você deve vincular o seu site ao Google Webmaster Tools. Esta ferramenta gratuita do Google é velha conhecida dos mais experts em SEO. Eles sabem o quanto a ferramenta é importante nos trabalhos de otimização. Ela ajuda a identificar problemas que, quando resolvidos, ajudam melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

São poucas as empresas que usam efetivamente as possibilidades oferecidas por esta ferramenta. Criar uma conta (é grátis) e começar a utilizar pode trazer informações muito relevantes para o seu negócio. Se você tiver uma conta do Gmail basta você fornecer o seu login e senha do gmail para acessar a ferramenta: https://www.google.com.br/webmasters/

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 98.33% - 3 votes

Votos

Ler 326 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!