Estratégia de Mídia Social: por onde começar? Estratégia de Mídia Social: por onde começar? Henry Douglas

Estratégia de Mídia Social: por onde começar?

As mídias sociais são cada vez mais importantes para os negócios. No entanto, é difícil saber por onde começar. Há um monte de mídias sociais, e nem todas elas são relevantes para o seu negócio. Então, como você pode saber que a mídia social de usar?

Neste artigo vamos conhecer os primeiros passos de determinar uma estratégia de mídia social: como definir seus objetivos e encontrar os meios de comunicação social que se adapte ao seu negócio e seu público-alvo.

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Quais são seus objetivos para as mídias sociais?

Antes que você possa escolher os meios de comunicação social em que você quer ser ativo, você tem que saber quais são seus objetivos. Essas metas irão ajudá-lo a definir a sua estratégia de mídia social. Alguns meios de comunicação sociais oferecem muito mais opções para alavancar o seu negócio do que outros, por isso é importante saber o que você quer. A mídia social pode ter um efeito sobre um monte de coisas, seja direta ou indiretamente. Eles podem ajudá-lo a:

  • Aumentar o tráfego para o seu site,
  • Aumentar as vendas,
  • Criar ou aumentar a notoriedade da marca,
  • Construir a fidelidade do cliente,
  • Aumentar a sua taxa de retenção.

As probabilidades são muitas, e mas provavelmente você não pode se concentrar em todos estes objetivos ao mesmo tempo. Portanto, a melhor maneira de conseguir resultados é escolher 2 objetivos e concentrar seus esforços neles. Não se esqueça de definir objetivos específicos e mensuráveis. Se não, você não vai saber se você realmente atingiu o objetivo. E mais importante, você não será capaz de saber qual o seu efeito real.

Especificando metas ajuda você a pensar sobre o que implica "aumentar a notoriedade da marca". Por exemplo: "Aumentar a notoriedade da marca" é muito vago. Definição de uma meta como "a quantidade de menções no Twitter aumentaram em 50%" torna muito mais fácil de entender e medir.

Qual mídia social é relevante para seu negócio?

O primeiro passo para determinar uma estratégia de mídia social é saber se você gostaria de ser encontrado em uma determinada mídia social e se irá se adaptar a mensagem e marca da sua empresa. E em cima disso: será que este meio social, irá oferecer as opções para você chegar até ao público certo?

Quando penso no snapchat, por exemplo, não é um meio social que eu escolheria para divulgar uma empresa de consultoria, por exemplo, uma vez que os clientes dela não estarão no snapchat, ou não vão estar envolvidos com conteúdo dela.

Mídias sociais como Facebook e Twitter oferecem uma série de maneiras de anunciar e fazer sua marca e empresa conhecida para além do âmbito de seus seguidores. Com outras mídias sociais, isso pode ser mais difícil e exigiria um trabalho mais duro para obter os mesmos resultados. Então não deixe de mergulhar nas mídias sociais e saber quais são as possibilidades em cada uma delas.

Então, pense sobre o que a presença nas mídias sociais consideradas significaria para a sua empresa e como as pessoas de uma determinada mídia social irão velo. Certifique-se como esta mídia social irá se alinhar com a forma como você quer seu negócio seja visto.

Que a mídia social o público-alvo (desejado) usa?

Diferentes tipos de pessoas usam diferentes tipos de mídias sociais. Então você tem que saber que mídia social o seu público-alvo usa. Para que você saiba qual, você vai ter que conhecer o seu público-alvo. Isso requer algum esforço e pesquisa, mas certamente vai valer a pena.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha principalmente no mercado B2B (business-to-business), você definitivamente deve estar ativo no LinkedIn. E se você tem um público jovem, é melhor a sua empresa usar outras mídias sociais, tais como, Tumblr e Instagram:

Estrategia Mídia Social estatisticas idade

 Fonte da imagem: Business Insider

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O conselho acima é apenas com base em números gerais. Talvez o seu público seja mais diversificado. Portanto, a melhor maneira de começar seria perguntar para seus clientes quais mídias sociais que eles usam ativamente. Você pode fazer isso muito facilmente, usando uma pesquisa.

Se você ainda está construindo a sua audiência ou tem um público-alvo que você deseja alcançar no futuro, não se preocupe. Há um monte de sites por aí que dão insights sobre que tipo de pessoas que podem ser encontradas nas mídias sociais. Pesquise no Google sobre "demografia dos usuários de mídias sociais".

Mídias sociais que você não pode ignorar!

No momento você não pode ignorar o Facebook. Por quê? Deixe-me mostrar:

 estatisticas de redes sociais por usuarios

Fonte da imagem: statista

Facebook tem atualmente cerca de 1,5 bilhões de usuários ativos por mês. Isso é mais de 20% de toda a população mundial.

O que você deve pensar na sua estratégia de mídia social!

A principal coisa que você deve tirar deste artigo é o que você deve definir na sua estratégia de mídia social, antes do seu início. É fácil perder tempo, esforço e dinheiro nas mídias erradas ou com as metas erradas. Portanto, tenha em mente estas 4 perguntas-chave:

  • Qual é o meu público-alvo?
  • Quais mídias sociais são relevantes para eu encontrar o meu público-alvo?
  • O que eu quero alcançar com as mídias sociais?
  • Qual mídia social se adapta ao meu negócio?

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Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

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