Estrutura de url Estrutura de url Estrutura de url
Checklist 27 Julho 2016

Estrutura de url

Antes mesmo de começar a publicar conteúdo no seu site é importante definir uma estrutura de URL. Esta etapa do desenvolvimento do projeto pode poupar muito trabalho no futuro, como por exemplo: uma reestruturação do seu site mais tarde que poderia levar a mudanças nas URLs que poderiam impactar negativamente nos motores de buscas.

try joomla free

Criar uma estrutura lógica de categorias

Ao criar cuidadosamente uma estrutura lógica de categorias, as pessoas e motores de buscas irão encontrar e entender a estrutura do seu site mais facilmente, além de também ajudar a fazer a manutenção do site. O que muitas vezes pode ajudar é fazer com que as categorias e menus tenham uma estrutura semelhante. Neste site, eu tenho categorias Blog e subcategorias SEO Geral, Extensões de SEO e Usabilidade e Conversão, e você pode ver facilmente que é exatamente assim que eu configurei o menu do site.

O que também ajuda o seu site em SEO é criar links linkando qualquer artigo ou subcategoria para o nível de categoria acima, isso pode ser feito no joomla de forma automática utilizando o módulo breadcrumbs (que já vem instalado no Joomla), ou definindo a opção "Mostrar Categoria" nos parâmetros globais dos artigos:

Menu Conteúdo > Gerenciador de Artigo > Opções:

estrutura de URL categorias SEO

Se você também preencher a descrição da categoria com conteúdo útil, elas recebem mais autoridade. É por isso que eu costumo tentar evitar ter categorias sem uma descrição. Basta verificar a página "SEO Geral" neste site. Não é um artigo, mas uma página de categoria e todos os artigos nesta categoria tem link de volta para ela. Se você fizer isso corretamente, o site terá uma estrutura piramidal, com a home page no topo, categorias principais / menus logo abaixo e artigos individuais na parte inferior:

 estrutura url

No mundo do SEO, muitas vezes falamos sobre link juice. Podemos definir link juice como sendo a parcela de PageRank (PR) transmitida de uma página para outra através de um link, Sendo assim, podemos usá-lo para indicar o fluxos de links para certas partes dentro de um site, onde as páginas que recebem muitos links internos são vistas como as páginas mais relevantes. Como as páginas mais acima na pirâmide receberam automaticamente muito link juice, elas serão vistas pelo Google como as páginas mais importantes. Isso os torna páginas adequadas para competir por palavras-chave competitivas, enquanto as páginas mais abaixo na pirâmide, normalmente seus artigos individuais, são mais adequadas para o direcionamento de chamadas para palavras-chave de cauda longa (com baixo tráfego, porém muito relevantes). Em alguns casos, isso pode até mesmo resultar em sitelinks perfeitos na SERP do Google, exibindo a sua navegação principal:

estrutura de link url site links

468x60

Evite estruturas de links profundas!

É sempre recomendável que a sua estrutura de URL não tenha mais do que 2 níveis de profundidade. Indo mais fundo, a estrutura de links fica confusa para os usuários, mas principalmente faz com que as partes mais profundas do site fiquem menos visíveis para os motores de busca. Alguns exemplos:

RUIM: http://seoparajoomla.com.br/joomla/seo/palavras-chave/especifico-para-joomla/palavras-chave (= 5 níveis)
BOM: http://seoparajoomla.com.br/blog/seo-geral (= 2 níveis)

Claro que pode haver exceções em que isso é difícil de conseguir, como grandes lojas virtuais ou catálogos de produtos.

Evite muitos itens de menu por Menu

Além de evitar estruturas de links profundas, você deve limitar o número de itens de menu por menu. Usuários muitas vezes se confundem ou ficam entediados quando muitos itens de menu são visíveis em um menu, O que pode levar eles a deixar o site, aumentando a taxa de rejeição).

Em vez de encher todos os seus menus com itens de menus, você deve usar sub-menus (certifique-se de que eles se adaptem em dispositivos móveis).

URLs no Joomla

Joomla cria as URL com base na estrutura de menus (desde que o menu ofereça um link). Se o artigo não é ligado diretamente a um item de menu, a URL irá basear-se na Categoria do artigo. A URL real é baseado no alias de um item de menu / categoria / artigo. 

CUIDADO com Conteúdo Duplicado!

Um erro muito comum que os usuários do Joomla cometem é linkar 2 itens do menu para o mesmo artigo (Uma URL é criada para cada item de menu), evite isso, porque leva a duplicar conteúdo no seu site.

Conteúdo duplicado (também é conhecido como páginas duplicadas) é grave problema de SEO On Page: o conteúdo duplicado interno, (dentro do seu próprio domínio). Sites mal gerenciados e que possuem uma manutenção precária geram URLs diferentes para conteúdos idênticos ou muito parecidos!

Uma das consequências para o seu site é o Google poderá indexar menos páginas do site e prejudicar os sua classificação nas SERPs. Existem outros fatores que podem levar o seu site a gerar conteúdo duplicado, vamos abordar esta questão de forma mais extensa neste artigo: Conteúdo duplicado: o grande inimigo do SEO

seo audit

Gostou? Comente ou compartilhe!

Avaliação

Sua avaliação: 100% - 1 votes

Votos

Ler 264 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!