Faça backup do seu site Joomla em nuvem com Akeeba Backup Professional Faça backup do seu site Joomla em nuvem com Akeeba Backup Professional
Extensões 20 Abril 2017

Faça backup do seu site Joomla em nuvem com Akeeba Backup Professional

Um dos aspectos mais importantes e muitas vezes negligenciados no gerenciamento de um site é fazer backups frequentes. Os backups podem salvar seu site de um evento infeliz. Variando de uma atualização de componente errado, erro humano ou devido a tentativas de hacking. Você não pode deixar o seu projeto em risco, um ataque hacker além de comprometer o projeto pode provocar a perda de posições no Google.

try joomla free

O melhor momento para fazer backup é ontem!

Por que Backup em Nuvem?

Backups são inúteis a menos que eles estejam à mão quando você mais precisa deles. O armazenamento de backups apenas em seu servidor é uma má ideia. Se o servidor cai, por exemplo, devido a uma falha de disco rígido, o backup também se perde, se o seu site sofre um ataque hacker, além do seu site você também pode perder seus backups. Neste caso, você é deixado sem nenhuma opção mas reconstruir seu site. Armazenar os backups localmente pode ser uma carga a mais para o servidor.

Os provedores comerciais de armazenamento em nuvem resolvem este problema de uma maneira muito inteligente. Em vez de baixar arquivos manualmente, sincroniza automaticamente o armazenamento on-line com uma cópia local. Assim que você se conectar à Internet, arquivos novos ou modificados serão baixados para o seu computador em segundo plano, sem que você mesmo perceba. Esta sincronização automática funciona com todos os seus computadores, sem custos adicionais.

Além disso, mantém cópias de backup dos seus arquivos excluídos ou modificados, para que você possa ter certeza de que a versão correta dos seus arquivos estará sempre disponível. A maioria deles oferece um plano gratuito com muito espaço em disco.

É razoável propor que você faça backups automáticos do seu site Joomla! para um serviço de armazenamento em nuvem. Akeeba Backup Professional pode fazer isso por você. O que é ainda melhor, ele pode fazer isso para você automaticamente! Akeeba Backup Professional está disponível por uma pequena taxa e pode ser instalado em um número ilimitado de sites sem qualquer custo extra.

O Akeeba Backup Professional suporta vários serviços de armazenamento em nuvem: Microsoft OneDrive, Amazon S3,  DropBox, Box.com, Google Storage, iDriveSync, SugarSync, RackSpace CloudFiles, Microsoft Windows Azure.

Configurando seus backups

A primeira coisa que você deve fazer após a instalação do Akeeba Backup Professional é clicar no botão "Configuration Wizard". Isso otimizará algumas configurações básicas de backup para você.

backup site Joomla nuvem Akeeba Backup Professional

Depois disso, clique no botão "Configuration".

Configuracao Akeeba Backup Professional 2

Nesta página, procure por "Engine Archiver" na coluna da esquerda na seção "Advanced configuration".

Akeeba Backup Advanced configuration

Ao lado do menu suspenso, no extremo direito desta linha, clique em "Configure...".

 

Akeeba Backup Archiver engine Advanced configuration

Clique no "Chunk size for large files processing" e selecione "Custom...". No campo ao lado dele, digite 5. Isso cortará automaticamente seu backup para arquivos de 5Mb.

Tamanho maximo bloco para este tipo processamento Akeeba Backup Professional

O Akeeba Backup processa arquivos grandes em pequenos pedaços, para evitar timeouts. Este parâmetro define o tamanho máximo do bloco para este tipo de processamento.

Em seguida, localize a linha rotulada "Post-processing engine".

backupp site joomla nuvem Dropbox Google Drive Amazon S3 Microsoft Azure

Na lista suspensa, selecione o seu serviço de amazenamento em nuvem, no nosso exemplo escolhemos o Google Drive:

configurando backup nuvem akeeba backup

Clique no botão "Configure ..." ao lado dele e em seguida na seção que aparece clique no botão "Authentication - Step 1".

configurando autenticacao akeeba Google drive

OBS: Você pode deixar o campo "Directory" vazio por enquanto; Todos os seus arquivos de backup serão armazenados na sua raiz do Google Drive (Ou no seu serviço de armazenamento em nuvem preferido).

468x60

Digite o e-mail e a senha que você usa para fazer login em sua conta no serviço de armazenamento nos respectivos campos.

fazendo login google drive

Agora basta conceder ao Akeeba backup acesso ao seu serviço de armazenamento em nuvem (neste exemplo Google Drive):

concedendo acesso akeeba backup armazenamento nuvem

No caso do Google Drive será me apresentada a tela solicitando que eu complete autenticação:

completar autenticacao google drive

OBS: Os campos Access Token e Refresh Token serão preenchidos automaticamente.

O Akeeba Backup remove automaticamente os arquivos de backup do servidor depois de os ter carregado no seu serviço de armazenamento. Se você quiser manter uma cópia desses arquivos em seu site, desmarque a caixa de seleção "Delete archive after processing".

Finalmente, clique no botão Salvar na barra de ferramentas na parte superior para salvar suas configurações. Agora você está pronto para fazer backup de seu site para oa nuvem!

Testando suas configurações

A maneira mais fácil de testar suas configurações é simplesmente clicar no botão "Backup Now" na página principal do Akeeba Backup. Normalmente, você deve ver a execução de backup até a sua conclusão sem avisos ou erros. Pouco depois do backup ser feito, você verá as partes de backup chegando ao seu computador automaticamente (se você tiver o aplicativo cliente do seu serviço de armazenamento em nuvem instalado no seu computador).

Se você tiver algum problema, comece baixando o tamanho configuração "Part Size for Split Files" que pode ser acessada no botão "Configure.." em "Archiver engine". Dependendo do serviço, um valor tão pequeno quanto 256 Kb pode ser necessário. Geralmente, os valores entre 1 e 30 Mb funcionam melhor. Não use um valor acima de 50 Mb ou o DropBox rejeitará o arquivo.

Conclusão

Akeeba Backup tem uma tonelada de recursos. A próxima etapa lógica seria automatizar seus backups.

Ser capaz de fazer backups de sites completos em nuvem é muito bom, mas fazer isso para você automaticamente é ainda melhor. A documentação do Akeeba Backup oferece instruções passo-a-passo para automatizar este procedimento.

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 99% - 2 votes

Votos

Ler 241 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!