Google Search Console (Webmaster Tools) Google Search Console (Webmaster Tools) Henry Douglas
Checklist 12 Setembro 2016

Google Search Console (Webmaster Tools)

Esta ferramenta gratuita do Google é velha conhecida dos mais experts em SEO. Eles sabem o quanto a ferramenta é importante nos trabalhos de otimização. Ela ajuda a identificar problemas que, quando resolvidos, ajudam melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

Outra grande vantagem é que você vai receber notificações do Google, se ele encontrar alguma coisa está errada, códigos maliciosos em suas páginas. versões anteriores de software, problemas de indexação e muito mais. Se você não se registrar, você vai perder tudo isso.

try joomla free

São poucas as empresas que usam efetivamente as possibilidades oferecidas por esta ferramenta. Criar uma conta (é grátis) e começar a utilizar pode trazer informações muito relevantes para o seu negócio. Se você tiver uma conta do Gmail basta você fornecer o seu login e senha do gmail para acessar a ferramenta: https://www.google.com.br/webmasters/

Cadastre seu site

Primeiro, para usar a ferramenta para ter uma conta no Google (Gmail ou Google Apps). Então você pode começar a cadastrar o seu primeiro site submetendo sua URL. O primeiro passo neste processo é sempre para provar que você é o proprietário do site. Isso pode ser feito de várias maneiras, seja pela colocação de um pequeno arquivo HTML na raiz do seu site ou colocando um trecho de código no cabeçalho de suas páginas. Isto pode até mesmo ser feito usando seus dados do Google Analytics.

Ao fazer login pela primeira vez você irá se deparar com esta tela:

search console google webmaster tools

Ao digitar o nome de domínio do seu site no campo acima e clicar no botão ADICIONAR PROPRIEDADE.

Você será direcionado para a página da imagem abaixo e convidando a confirmar a propriedade do domínio:

confirmar propriedade dominio google search console

Se você não confirmar que é proprietário do domínio, não poderá ter acessos aos benefícios da ferramenta. Com o Google Search Console o seu site será indexado muito mais rápido!

Eu prefiro usar o método recomendado para validação (upload de arquivo HTML) porque é muito mais fácil e não preciso inserir tags no template e caso eu mude de template não tenho que me preocupar em recolocar as tags.

Basta fazer o download do arquivo HTML indicado pelo Google e enviar ele a raiz do seu site pelo gerenciador de arquivos da sua hospedagem.

Já na guia métodos alternativos tem 4 opções para você confirmar a propriedade do domínio:

  • Tag HTML
  • Provedor de nome de domínio
  • Google Analytics
  • Gerenciador de tags do Google

Use o método que você achar mais conveniente!

Assim que você verificar o seu site o Google vai enviar-lhe um e-mail, proporcionando-lhe links rápidos para as configurações básicas que você deve fazer:

Configuração do Google Search Console

468x60

Você deve sempre cadastrar o domínio do seu site usando tanto a versão www e a versão não-www, como se fossem 2 sites diferentes, mesmo se você tenha assegurado tecnicamente que apenas uma das versões seja usada. Isso deixa você com 2 registros para o mesmo site. Em alguns casos, você pode até cadastrar mais:

  • Se o seu site é (parcialmente) disponível através de SSL, você também deve registrar as versões HTTPS.
  • Usando subdomínios? cadastre eles!
  • Para sites multi-idiomas que usam uma estrutura subpasta: registrar a estrutura de idiomas como registros separados, por exemplo: site.com/en, site.com/ch, site.com/fr, etc.

Isso significa que você tem que cadastrar as várias versões de seu site no Google Search Console, agora consulte a próxima etapa.

Combine todas as propriedades do site em um conjunto

Para manter uma visão geral, o Google introduziu a possibilidade de combinar todas as propriedades de um site em um conjunto. Um conjunto de propriedades mostra os dados agregados de todas as propriedades que o integram. Seus conjuntos de propriedades serão exibidos na lista de propriedades da sua conta.

Isto é muito fácil de fazer: Entre na sua conta e você vai notar de imediato um novo botão no canto superior direito ao lado do botão ADICIONAR PROPRIEDADE, chamado CRIAR UM CONJUNTO:

Criar conjunto Google Search Console

Clique nele e o Google Search Console solicitará um nome para o Conjunto e indicar as propriedades que você gostaria no conjunto. Neste exemplo você vê o conjunto que eu criei para o meu próprio site com todas as propriedades que eu já tinha:

Adicionar propriedades ao conjunto

Os dados do conjunto só podem ser vistos agregados. Ao acessar os dados de impressões de um conjunto que contém as propriedades http://seoparajoomla.com.br e http://www.seoparajoomla.com.br, você verá o total cumulativo das impressões dessas 2 propriedades. Para ver o total de impressões de uma propriedade somente X, será preciso alternar para a propriedade X no Search Console.

Domínio de sua preferência

Depois de cadastrado ambos os sites (www e não-www), acesse uma propriedade:

acessar propriedade

Vá para Configurações do site (canto superior direito) para definir o domínio de sua preferência, que deve ser o mesmo que você definiu tecnicamente (geralmente a versão não-www):

Configuração do site

definindo dominio de preferencia

Envia um mapa do site para o Search Console

O próximo passo deve ser para ir em Rastreamento > na seção Sitemaps e enviar o seu arquivo sitemap.xml, que é basicamente uma questão de informar o Google sobre o local do seu sitemap.xml. O local padrão é a raiz do seu domínio, mas se você tiver uma extensão de mapa do site como X-Map ou Jsitemap, você deve procurar a localização do arquivo nos parâmetros de extensão. O envio do seu mapa do site vai ajudar você a ter seus URLs indexados mais rápido. E reenvie o mapa do site sempre que ele for alterado:

enviar sitemap para google search console

Tendo feito estas etapas (registro de todos os subdomínios, estabelecendo domínio de sua preferência e submissão mapa do site) a configuração inicial do Google Webmaster Tool está pronto. Mas você deve explorar mais a ferramenta. Há muitas características muito úteis, por isso vamos continuar a explorar as mais importantes. Elas são principalmente para a monitoração ou para ações mais avançadas:

Erros de rastreamento no Search Console

Em Rastreamento >> Erros de rastreamento, você pode encontrar todos os problemas encontrados pelos robôs do Google no seu site. Este é um item muito importante para verificar regularmente, para você ficar por dentro de possíveis problemas. Na verdade, muitas vezes, esses erros estão lá por causa de problemas na configuração do seu site. Especialmente se muitos erros são encontrados, isso poderia ter consequências graves para o seu SEO. Google vai mesmo entrar em contato por e-mail, se encontrar aumentos repentinos no número de erros encontrados. Portanto, verifique esta seção de vez em quando. Você vai encontrar um resumo assim:

Erros rastreamento Search Console webmaster tools

Você pode clicar em qualquer um dos itens, e eles vão te dizer a partir do qual a localização do erro, como um link interno criado incorretamente. Você deve, então, corrigir este erro, e marcar o item como resolvido. 

Verifique melhorias HTML

Este é um item que vale a pena monitorar Aspecto da pesquisa > Melhorias de HTML. Google precisa de pelo menos algumas semanas para gerar os avisos e erros. Se o Google Search Console encontra erros de Meta descrições duplicadas, eles serão listados aqui:

Verifique melhorias HTML

Sempre tente minimizar os erros listados. Especialmente problemas de conteúdo duplicado que pode ser facilmente encontrado. O exemplo acima ressalta algumas meta descrições duplicadas. Claro, isso pode significar que você usou a mesma meta descrição em páginas diferentes. No entanto, também pode significar que o conteúdo duplicado real é encontrado. Se você tem páginas totalmente idênticas, eles também serão listadas aqui.

Mesmo que você consiga limpar os erros, volte de vez em quando. Nem todos os problemas são descobertos imediatamente. Mesmo que a sua lista de problemas pareça limpa, novos podem ser encontrados e relatados aqui com o tempo.

Facilidade de uso em dispositivos móveis no Search Console

Um novo recurso do Google Search Console é a característica usabilidade Mobile (Seção Tráfego de pesquisa). Especialmente com Google focando tanto na usabilidade móvel e tendo dito que irá usá-lo como um critério de classificação, você também deve verificar isso. Ele vai mostrar os problemas conhecidos para o seu site. Especialmente se você tem um site responsivo, vale a pena verificar isso, para ver se há de fato algum problema com o seu site.

Para verificação de possiveis problemas em dispositivos móveis, também verificar Buscar como o Google na seção rastreamento. Agora você pode verificar como o Google "vê" o seu site. Eu escrevi um extenso artigo no blog sobre esse recurso aqui, por isso não vou discutir isso aqui. Certifique-se de verificá-lo, porém, é um recurso muito poderoso!

Search Analytics

Google Analytics bloqueou dados sobre palavras-chave, mas na seção Tráfego de pesquisa > Search Analytics nas ferramentas para webmasters ainda há uma grande quantidade de informação disponível. Na verdade, eu utilizo muito esta função! Que diz para quais palavras-chave o seu site é mostrado nas SERPs. Muitas vezes, você descobre palavras as quais não esperava estar sendo encontrado e que podem oferecer possibilidades de novas melhorias em SEO. 

Dados estruturados no Search Console

Com o novo foco em microdados introduzidas no Joomla 3, este assunto é de particular interesse. Vai dizer se os microdados estão realmente sendo descobertos. Vá em Aspecto da pesquisa > dados estruturados e você deve ser capaz de encontrá-lo. 

dados estruturados webmaster tools

Quaisquer erros na forma como os seus dados estruturados é configurado também serão listados.

Links para seu site

Descobrir quais sites linkam para você é muito valioso, e, na verdade, a lista que o Google Search Console mantém está disponível para você na seção Tráfego de pesquisa >> links para seu site.

A lista não é perfeita. Se você precisar de mais dados exatos, utilize uma ferramenta de auditoria, como SEMRush.

Mensagens do site

Aqui, você será notificado se o Google aplicar eventuais sanções para o seu site, que é algo que espero que nunca ocorra .... Se assim for, ele será mostrado na seção de mensagens do site:

Mensagens do site google search console web master tools

Especialmente cuidado com os avisos. Normalmente, você só deve estar recebendo mensagens informativas, como alterações no domínio de sua preferência que você definiu, ou usuários adicionais que tem acesso à conta.

Mudança de endereço

Só mais uma opção para salientar é a recurso de mudança de endereço. Você raramente vai precisa dele, mas se precisar, isso pode ser muito útil:

mudanca de endereco web master tools

Você vai usar isso se você precisar transferir todo o seu site para um novo domínio. Esta é sempre uma operação arriscada, e você deve fazer uso desta opção se você precisar fazê-lo. Eu escrevi um artigo no blog completo sobre este assunto aqui.

Bing e Yahoo Webmastertools

Embora com muito menos importância, tanto Bing e Yahoo também têm uma versão (combinada) de Webmaster tools. Certifique-se de registrar seu site lá também, e, basicamente, executar o mesmo conjunto de operações.

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 100% - 1 votes

Votos

Ler 390 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!