Headings – tags de cabeçalhos Headings – tags de cabeçalhos Henry Douglas
Checklist 27 Julho 2016

Headings – tags de cabeçalhos

As headings são tags de cabeçalho H1, H2, H3, H4 e etc..que são usadas para estruturar o conteúdo de uma página e nem sempre são utilizadas da forma correta. Mais uma vez, elas ajudam o Google encontrar a estrutura e hierarquia em suas páginas.

try joomla free

A coisa extremamente importante a fazer é usar APENAS UMA tag <h1> em cada página (Sempre uma e nunca mais do que uma).

Regras de utilização:

  • Utilize a heading <h1> no títulos das suas páginas (de preferência usando palavras-chave);
  • Em seguida, vem a H2 que deve tratar de algo que dê sequencia ao H1 e ao assunto da página, como se fosse um subtítulo.
  • As demais headings obedecem à mesma regra.

A hierarquia das tag heading jamais pode ser quebrada. Você pode usar dois ou mais <H2>, <H3>, <H4>. Mas sempre respeite a hierarquia depois de um <H2> vem <H3> não <H4>. Veja exemplo ao abaixo:

Headings tags hierarquia

Tags de cabeçalhos no Joomla!

Como afirmei anteriormente, você vai querer que os títulos dos artigos em Joomla sejam o <h1> da página. O problema em Joomla é que nos templates por padrão, os títulos dos artigos são normalmente definidos como <h2> (como você pode ver na imagem a a seguir):

Headings tags joomla

Mas podemos contornar este problema de uma forma bem simples :)

468x60

Opção 1: Usando Extensões (recomendado para usuários iniciantes e intermediários em Joomla)

Há um plugin muito popular que é usado ​​para definir suas tags de cabeçalho corretamente. Ele muda automaticamente a tag <h2> dos títulos das suas páginas para <h1>. O nome desta extensão popular é Header Tags.

Ela funciona muito bem, a única desvantagem é ter mais uma extensão instalada no seu site Joomla.

Para realizar o download acessar: http://extensions.joomla.org/extensions/extension/site-management/seo-a-metadata/header-tags

Esta extensão não precisa de nenhuma configuração adicional, basta ativa-la e todos os títulos dos seus artigos seram convertidos para <h1>!

Opção 2: Criar substituição (override) em template Joomla3! (usuários avançados em Joomla)

Talvez usuários avançados do Joomla não queiram instalar extensões para que os títulos dos seus artigos sejam automaticamente o <H1> da página. Caso você tenha conhecimentos avançados em Joomla 3.x, vá para Extensões > Gerenciador de Temas> Temas e selecione o template padrão do seu site. Clique na Guia Criar Substituição, clique em com_content (opções escondidas serão mostradas) e clique em Article:

Headings tags cabecalhos override

 

E você verá esta mensagem:

Headings tags de cabecalhos joomla menssagem

Volte e clique na Guia Editor:

tag cabeçalhos modificação template joomla

 

Vá até html > com_content > article e clique no arquivo "default-20150830-202355.php" (o número na frente do arquivo default é devido a data da criação da substituição) e a  janela de edição de código abre:

Headings tags de cabecalhos substituicao editor de codigo

Com o arquivo aberto no editor de código, procure pela tag de cabeçalho <h2> tag e substitua a abertura e fechamento da tag com um <h1> e depois de fazer as alterações clique em Salvar & Fechar

Para que a substituição criada tenha efeito no seu site vá para o menu Conteúdo > Gerenciador de Artigos > Opções:

subistituicoes tag de cabecalho h1

Na guia Artigo selecione a sua substituição no campo Drop Down "Selecione um Layout" e salve a nova configuração e os seus títulos serão exibidos corretamente!

Para Joomla 2.5

No Joomla 2.5 para fazer o override para os artigos, você terá que acessar o seu site via FTP, copiando o default.php arquivo localizado em /public_html/components/com_content/views/article/tmpl para templates\seu_template\html\com_content\article e realizando as mesmas mudanças lá.

Algumas vezes você precisará do suporte do desenvolvedor do seu template para saber qual arquivo editar e conseguir fazer o override no seu template. Já que muitos frameworks utilizados por alguns templates funcionam de forma diferente.

seo audit

Gostou? Comente ou compartilhe!

Avaliação

Sua avaliação: 100% - 1 votes

Votos

Ler 209 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!