Joomla 3 e URL canônica Joomla 3 e URL canônica Henry Douglas
SEO em Geral 27 Julho 2016

Joomla 3 e URL canônica

Como discutido no artigo sobre Conteúdo duplicado, a URL canônica de pode ser usada para definir uma URL preferencial para um conteúdo que pode ser alcançado através de múltiplas URLs. É um dos métodos recomendados pelo Google para o tratamento de sua URL. O Joomla 2.5 não da suporte a URL canônica, mas o Joomla 3 sim. Esta deve ser uma coisa boa, mas quando você pesquisa no google a palavra-chave Joomla 3 URL canônica, você encontra ocorrências no fórum Joomla.org, discutindo configuração incorreta de URL canônica. Deixe-me explicar o conceito de URLs canônicas um pouco mais, e o possível uso em Joomla.

try joomla free

O conceito de URLs canônicas

URLs canônicas foram introduzidas pelos principais motores de busca em 2009 como um conceito para ajudar os webmasters lutar contra o conteúdo duplicado em seus próprios sites. Muitos CMS do costumavam ter problemas com múltiplas URLs para o mesmo conteúdo por causa da natureza do CMS. Isto incluiu Joomla, mas também Wordpress, Magento, etc. Sem paramentos, os motores de buscas querem saber que URL devem escolher para indexar em seu índice. Antes da Canonical tag frequentemente, eles simplesmente incluíam ambas as URLs (provavelmente diluindo o valor de ambas), ou a menos preferida.

Conteúdo Duplicado pode levar a ranques mais baixos nos mecanismos de buscas e dependendo do caso o seu site pode ser penalizado por spam nos mecanismos de buscas. Com a nova técnica, agora você pode escolher a versão preferida das URLs duplicadas que levam para o mesmo conteúdo.

Por exemplo, vamos dizer que você tem estas 2 URLs em seu site:

  • /produtos
  • /index.php/produtos

 Agora você pode escolher qual delas seria a URLs correta para aparecer nos resultados de pesquisa (obviamente a primeira). Isso acontece, adicionando o seguinte pedaço de código no código fonte da página:

 <link href="http://......com.br/produtos" rel="canonical" />

Este código deve ser implementado pelo menos na versão não-preferida da URL, mas geralmente ela é implementada em ambas as URLs. Mesmo sendo a URL preferida apontando para si mesma pode ser uma coisa boa, e também impede URLs com parâmetros sejam indexadas como uma URL separada. Digamos que você tenha um site onde você pode definir o tamanho da fonte. Na URL que você poderia ver algo como isso, então:

 /produtos?fontsize=small

Se o URL já tem uma Canonical Tag apontada para si mesma, não há problemas com isso.

468x60

Implementação da URL canônica no Joomla

No Joomla 2.5 e versões anteriores, suporte a URLs canônicas não existe, a menos que você use uma extensão. No Joomla 3, eles foram introduzidos. Isto resolve algumas questões, como a do exemplo acima (aquele com e sem a parte index.php na URL). A implementação é tal que todas as URLs recebem uma canonical tag, geralmente apontando para si mesmas para URLs corretamente, enquanto URLs não preferenciais, por vezes, apontam para as preferenciais.

Infelizmente, a implementação ainda não está totalmente correta. Este é um trabalho em progresso que pode ser resolvido nos próximos lançamentos do Joomla. Antes de chegarmos a este ponto, temos que conviver com algumas limitações.

Um notório (resolvido antes da versão Joomla 3.3) foi um problema que aconteceu em sites onde a homepage foi instituída como uma lista de artigos. A URL canônica apontava para outra página. O que esta página estava basicamente dizendo ao Google é: não indexe a página inicial, mas a página com "?view=featured".... Bem, felizmente isso está resolvido, mas continua a haver alguns problemas. Vamos discutir alguns:

Canonical Tag para URLs não amigáveis (non-SEF)

Como você deve saber, mesmo que você tenha URLs Amigáveis ativadas, a URL não amigável ainda é acessível. Então, se você acessar uma URL não amigável. Este será acessível como este:

http://www.seoparajoomla.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=119

Você esperaria uma URL canônica apontando para a versão amigável da URL do artigo (SEF URL), mas isso definitivamente não foi implementado ainda. No entanto, você teria, então, pelo menos, esperar que ele chama-se a atenção para a sua própria URL, o que não é o caso:

/component/content/article?id=119

Ele simplesmente aponta para uma versão semi-SEF da URL.... Ainda mais, se você agora verificar a canonical tag desta página, ela aponta para outra página:

/component/content/article?id=article

Esta página não não existe, ela retorna um erro 404. Felizmente isso é basicamente o caso para URLs não-SEF, mas ainda mostra implementação não é impecável... Então, enquanto você tem um site simples, com itens de menu ligados a artigos individuais, você provavelmente não vai sofrer, mas em sites com visões mais complexas, pode ser bom estar ciente do problema. Existem mais alguns exemplos, como paramentos incorretos para visão de blog e lista paginas para categorias, etc.

Solução: Implementando a Canonical Tag corretamente :-)

Existem soluções disponíveis. Sempre verifique com muito cuidado o que você está fazendo. Agora você pode perceber que a Canonical Tag é uma ferramenta muito poderosa, mas quando usanda incorretamente pode causar um monte de problemas!

Vamos às soluções:

  • As principais extensões do SEF (SH404SEF, MijoSEF, etc.) definem uma URL canônica. Ainda mais, elas permitem que você personalize-a, por isso lhe dá muita liberdade.
  • Recentemente, um plugin foi publicado que parece fazer exatamente o que precisamos aqui, o plugin Canonical Joomla da Styleware.

 Joomla 3 ainda está em progresso, por isso vamos esperar que estas correções sejam implementadas nativamente nas próximas versões para que não precisemos dessas correções.

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 99% - 2 votes

Votos

Ler 165 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!