Microdados e Rich Snippets Microdados e Rich Snippets Henry Douglas
Checklist 01 Outubro 2016

Microdados e Rich Snippets

O tema da Microdados para Joomla é um tópico avançado. Microdados são também chamados de Rich Snippets ou dados estruturados. Eles ajudam a estruturar ainda mais o seu HTML através da definição de atributos no seu código HTML (elas não afetam a exibição visual). Se você usá-los corretamente, você pode ser recompensado pelo Google, pois torna-se mais fácil para ele compreender o seu conteúdo. Além disso, você pode obter pontos de bónus do Google, como ter estrelas de comentários de leitores mostrados nos resultados da pesquisa, o preço para os produtos do seu e-commerce, etc., como neste exemplo:

dados estruturados microdados Rich Snippets

try joomla free

Se você olhar para o código-fonte desta página, você verá algo como isto:

<div itemprop="aggregateRating" itemscope="" itemtype="http://schema.org/AggregateRating">
<span itemprop="ratingValue">4 </span> de <span itemprop="bestRating">5</span>
</span>
<div class="ts-shelf-rate ts-sprite">
<meta content="0" itemprop="worstRating">
<div class="ts-shelf-rate-symbols ts-sprite" style="width: 80%;"></div>
</div>
<span class="ts-shelf-rate-count ts-shelf-rate-enabled">
(<span itemprop="ratingCount">1</span>)
</span>
</div>

Você pode ver que os atributos são designados para as tags, o que ajuda os motores de busca para entender o código. A sintaxe é padronizada de acordo com schema.org.

Não vai aumentar imediatamente sua classificação nos mecanismos de buscas, mas vai aumentar suat taxa de clique (CTR - Click Through Rate). Uma pesquisa revelou que os usuários são 30% mais propensos em clicar em seu resultado do que em um resultado semelhante sem microdados.

Até Joomla 3.3 você precisava de plugins e substituições para implementá-las. Joomla 3.2 introduziu algum suporte para microdados, mas 3.3 fez o código disponível para o usuário regular.

Como usar microdados no Joomla

A partir do Joomla 3.3 já temos implementação de microdados no código. Porém nem todos os recursos são fornecidos, apenas os recursos mais utilizados, como artigos e contato de pessoas. Provavelmente haverá outras melhorias em futuros lançamentos do Joomla (com certeza eu vou atualizar este artigo!). para outros tipos de microdados você precisará de plugins e overrides para implementá-los.

Este é o exemplo de código para contatos:

<dl itemprop="address" itemscope="" itemtype="http://schema.org/PostalAddress">
<dd><span class="contact-street" itemprop="streetAddress">
Rua Aqui...
</span></dd>
<dd><span class="contact-suburb" itemprop="addressLocality">
Cidade Aqui...
</span></dd>
<dd><span class="contact-postcode" itemprop="postalCode">
Código Postal aqui...
</span></dd>
</dl>

Como você pode ver, agora é muito importante usar todos os campos exatamente ao que eles se destina. Tenho muitas vezes utilizado no campo de endereço para colocar informações não relacionadas a endereço, apenas por causa de problemas de formatação, isso agora deve ser evitado.

No caso de você não ver nenhum microdados aparecendo em seu HTML, certifique-se de que você não tem substituições de template que substituem a exibição artigo. Você também pode verificar com o seu fornecedor de template, eles podem ter atualizações para isso.

Extensões

Você pode adicionar dados estruturados usando extensões. Um exemplo é o Google Structured Data Markup de Tassos extensões, e há muito mais. Vou acrescentar mais em breve, neste artigo.

Dados Estruturados no Joomla 2.5

Joomla 2.5 nã tem nenhum suporte nativo a Microdados, outra razão para atualizar... Mas, você pode usar plugins para implementar microdados.

Há muito poucos plugins para adicionar microdados, alguns bastante genéricos, alguns bastante específicos. Um exemplo é o plugin Microformats votes, que fornece um plugin que acrescenta microdados à saída do sistema de avaliação de artigo do Joomla 2.5 (disponível para Joomla 3.x). Também tem um conjunto de overrides (substituições) que podem ser aplicados através do projeto Microdata for Joomla.

Finalmente, nada impede você de criar o HTML correto em seu editor. Para este fim, temos o nosso editor favorito novamente, JCE, que tem um bom add-on disponível (a partir do fornecedor JCE) apenas para este fim: Micro-data add-on for JCE.

Teste de Dados Estruturados

Finalmente, você pode verificar se os microdados foram executados corretamente usando a Ferramenta de teste de dados estruturados do Google.

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 79.5% - 2 votes

Votos

Ler 252 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!