Otimização de Imagens: como otimizar corretamente? Otimização de Imagens: como otimizar corretamente? Henry Douglas
Checklist 27 Julho 2016

Otimização de Imagens: como otimizar corretamente?

Google não pode "ver" imagens, por que os robôs do Google leem basicamente linguagem HTML. Ele pode ler todas as suas propriedades e pode, portanto, usá-los para estabelecer rankings de páginas com imagens. Otimização de imagens é um tema de grande importância na otimização de sites. A Otimização de imagens vai desde o uso de atributos da tag img (alt, title) passando pelo nome da imagem, contexto onde a imagem está inserida e o tamanho do arquivo de imagem.

try joomla free

Sempre use o atributo ALT!

O Google lê o atributo ALT para poder rankear as imagens. O atributo alt é utilizado para facilitar a leitura de imagens e sem ele a W3C não valida seu html. A função principal deste atributo é fornecer um texto alternativo para a imagem e funciona como texto âncora quando a imagem é usada como link. Esse texto alternativo serve para representar uma imagem (lembre-se de que não é uma descrição da imagem, mas sim um equivalente do que a imagem significa). Por isso é importante que se tenha bom senso em produzir um texto curto e relacionado ao conteúdo apresentado, também evite o uso de stop words (para, de, com, etc.).

O atributo alt é utilizado pelos bots do Google juntamente com o atributo title para interpretar melhor o significado da imagem e sua relação com a página em questão. Como exemplo, podemos usar um site que vende automóveis: ao invés de usar o atributo alt com o texto “automóveis usados na cidade de São Paulo”, ficaria melhor: “automóveis usados São Paulo”.

Em um de seus vídeos, Matt Cutts recomendou que sejam usadas até 5 palavras no atributo alt de uma imagem.

Você pode facilmente inserir o atributo alt na maioria dos editores para Joomla. O TinyMCE e o JCE tem opções para inserir o atributo alt:

inserir atributo alt jce editor

Atributo Title

Este atributo é um complemento para o atributo alt. É o atributo title que origina o hint ou tooltip (um pequeno popup geralmente de fundo amarelo que aparece quando se passa o mouse por cima de uma imagem mostrando a suposta descrição da mesma). O atributo title permite o uso de quantos caracteres forem necessários para completá-la (mas é melhor evitar abusos) e pode ajudar na navegação dos usuários em seu site, veja o exemplo abaixo:

 atributo title otimizacao

Para inserir o atributo title nas suas imagens no Joomla basta clicar no icone botao inserir imagem jce do editor JCE e inserir o nome da foto detalhado no campo title localizado na guia Advanced:

inserir texto atributo title jce

O uso correto destes atributos é crucial para quem quer otimizar bem suas imagens.

468x60

Nome do Arquivo da Imagem

Evite nomes genéricos no arquivo da imagem como “Image123.jpg” ou “IMAGE0001.jpg” e, sempre use hífens ao invés de underlines quando o nome da imagem passar de uma palavra. Exemplo: seo-para-joomla.jpg ou carro-importado.jpg.

Qualidade e Resolução e Formato da Imagem

A qualidade de uma imagem pode interferir na velocidade de carregamento, ou seja, quanto maior a qualidade, maior será o arquivo da imagem e mais devagar o carregamento da página e isso vai ser determinante para o usuário continuar ou não no seu site.

Quanto a resolução: quanto maior for, melhor. Mas também pesa no tamanho do arquivo de imagem e no tempo de carregamento da página.  É importante considerar um meio termo entre qualidade e tamanho da imagem.

Você deve pelo menos reduzir o tamanho da imagem usando https://tinyjpg.com/ ou https://tinypng.com/.

Dê preferencia utilize os formatos padrões como jpg, gif, bmp e png.

Conteúdo Duplicado

Se você utilizar imagens que pegou de outros sites, evite copiar os atributos da imagem, tais como dimensão e posicionamento por que pode ser considerado como conteúdo duplicado. A melhor prática é recorrer a banco de imagens sempre que precisar de imagens para evitar estes problemas e também por questões de direitos autorais.

Relação Conteúdo e Imagem

A inserção de conteúdo logo acima e abaixo de sua imagem contendo palavras-chave relacionadas em seus atributos alt e title é de grande importância para uma maior relevância imagem-conteúdo na página.

Relacionar imagens com o conteúdo da página é de grande importância. Se você tem um texto sobre automóveis é bom colocar uma imagem sobre a ideia explicitada no texto.

Remova "/ images /" do seu arquivo robots.txt

Em versões do Joomla 2.5 e anteriores o arquivo robots.txt que é gerado automaticamente durante a instalação do Joomla, inclui uma regra disallow para o diretório de imagens, instruindo os motores de busca não para procurar ou indexar a sua pasta de imagens (felizmente as versões do Joomla 3.x não tem essa regra no robots.txt).

Como você bem sabe, as imagens podem gerar um tráfego considerável a partir dos motores de busca do Google e principalmente quando você tem imagens corretamente otimizadas.

Toda a otimização de imagem no mundo não vai ajudá-lo se você está dizendo para o Google não se incomodar com o seu diretório de imagens, eu recomendo que você remova a seguinte linha do seu arquivo robots.txt:

Disallow: /images/

seo audit

Gostou? Compartilhe ou comente!

Avaliação

Sua avaliação: 100% - 1 votes

Votos

Ler 238 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!