Otimização de Meta Description Otimização de Meta Description Henry Douglas
Checklist 27 Julho 2016

Otimização de Meta Description

A Meta Description é algo que não é visível em qualquer parte do seu site, exceto se você verificar o código-fonte da página. Se configurado corretamente é utilizado pelos motores de busca para descrever uma página do seu site nas páginas de resultado de pesquisa:

 Exemplo Otimização de Meta Description

try joomla free

A Meta Decription não é utilizado como um fator de classificação direta na classificação de busca do Google, o que muitas vezes leva as pessoas a pensar que não é importante do ponto de vista SEO. No entanto, a Meta Decription tem enormes impactos na taxa de clique (CTR). Assim como no caso dos Meta Títulos (Tag Title), meta descrições atraentes são muito importantes para despertar o desejo do seu público-alvo de clicar no seu link e visitar o seu site.

É recomendável definir descrições únicas para cada página. Nunca defina descrições idênticas para várias páginas. O Google não gosta de Meta Decription duplicadas.

Se tem uma coisa que o Google realmente odeia é Meta Descriptions duplicadas. Por isso evite usar a mesma Meta Decription para todas as páginas ou grupo de páginas. Se você não digitar uma descrição para suas páginas, o Google vai optar por utilizar um trecho do texto da sua página. É importante que você utilize uma descrição que tenha haver com o conteúdo da página, caso o contrário o Google pode ignorar o conteúdo de sua Meta Description e utilizar um trecho do texto da página como resumo do assunto da página nas buscas.

A Ferramenta do Google para Webmasters tem uma seção de analise de conteúdo que dá feedback sobre os problemas que podem afetar o seu site, como por exemplo: tags Title e Meta Descriptions duplicadas! 

Usando a Meta Decription corretamente oferece as seguintes vantagens:

Pode aumentar sua taxa de cliques (CTR) o que impacta na classificação do seu site!

Ela ajuda o Google a estabelecer o assunto e escopo do seu site, que geralmente será refletido em melhores classificações.

O Google não usa as Meta Decriptions para classificá-lo nas buscas. Mas, se configurado corretamente, o Google pode registrar o CTR mais elevado de suas páginas e recompensá-lo!

Configurar Meta Description global no Joomla

Ao construir um site Joomla, a primeira coisa a fazer é adicionar uma meta-descrição global, usando os parâmetros de configuração global. Isso garante que cada página terá uma meta-descrição, mesmo que seja o mesmo para todas as páginas do seu site. Para ativá-lo, vá para:

  • Sistema
  • Configuração Global
  • Guia site
  • na seção Configurações de Metadados

No campo Meta Descrição Geral do Site, preencha uma descrição que tenha algumas de suas principais palavras-chave (não encha sua meta-descrição de palavras-chave):

Meta Description Configurações Globais

Sua Meta Descrição deve ter até 160 caracteres! Por que o Google irá cortar sua descrição no caracteres 160.

468x60

Configurar Meta Description para cada página

Devemos definir uma descrição para cada página. Não podemos permitir que várias páginas tenha a mesma descrição, porque não queremos que o seu site fique com Meta Descriptions duplicadas o que poderia fazer seu site perder pontos no Google.

Você pode definir sua Meta Description para cada artigo, categoria ou item de menu:

  • Conteúdo
  • Gerenciador de Artigo

Clique no nome do seu artigo e ao entrar no modo de edição vá para a Guia Opções de Publicação:

OBS: Você também pode definir meta descriptions para itens de menu (Guia Meta-Dados). Se ambos forem inseridos, a descrição do item de menu será usada no lugar da descrição do artigo automaticamente .

Configurar Meta Description usando extensões

há um grande número de extensões Joomla que podem ajudá-lo nesse processo gerenciamento dos metadados do seu site. Estas extensões oferecem uma visão limpa para atualizar os seus metadados em vez de ter que ir em cada artigo separado de cada vez.

A maioria das melhores extensões SEF como SH404SEF e AceSEF etc. têm esse recurso embutido, mas também existem extensões gratuitas que fornecem apenas essa funcionalidade. Uma extensão que recomendo é OSmeta. É fácil de usar  e oferece uma visão perfeita:

Meta Description OSMeta

seo audit

 Gostou? Comente ou compartilhe!

Avaliação

Sua avaliação: 98.5% - 2 votes

Votos

Ler 282 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!