AMP (Accelarated Mobile Pages) no Joomla AMP (Accelarated Mobile Pages) no Joomla
SEO em Geral 24 Março 2017

Páginas AMP no Joomla - Benefícios e Suporte

O novo projeto do Google chamado Accelerated Mobile Pages (AMP) é criado para ajudar a construir páginas leves com base em seu framework AMP.

try joomla free

Não é segredo que o Google está obcecado com o tempo de carregamento das páginas. Nas Diretrizes para webmasters, você verá que a otimização do tempo de carregamento de páginas é um dos aspectos que você deve levar em conta em sua otimização de SEO.

Como escreveu o Google:

Sites rápidos tornam os usuários felizes e melhoram a qualidade geral da web.

Para páginas móveis, a questão do desempenho é ainda mais importante. A web móvel está em constante evolução eo Google pretende acelerar o tempo de carregamento da página em todos os dispositivos. 

O que é AMP?

O AMP é um projeto de código aberto anunciado pelo Google em 7 de outubro de 2015. Em 23 de fevereiro de 2016, o Google começou oficialmente a exibir as páginas otimizadas da AMP nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis.

A idéia principal do projeto é a construção de páginas da web leves e rápidas que trabalham em várias plataformas, não importa qual tipo de smartphone ou tablet pessoas estão usando.

A estrutura do AMP consiste em três partes principais:

AMP HTML - é linguagem HTML estendida com algumas tags AMP personalizadas que se destina a fornecer o mais alto desempenho!
AMP JS - é uma biblioteca de JavaScript que gerencia o carregamento de recursos para garantir um carregamento rápido de suas páginas para web.
AMP Cache - é uma rede de distribuição de conteúdo que é usada para armazenar páginas AMP, a fim de obter o máximo desempenho ao carregar as páginas na SERP.

Na documentação do AMP, você pode ler sobre otimizações necessárias para que as páginas do AMP sejam carregadas instantaneamente:

  • Permitir apenas scripts assíncronos
  • Manter todos os JavaScript fora do caminho crítico
  • Não é permitido nenhum JavaScript de terceiros é permitido
  • Todo o CSS deve ser Inline
  • Uma folha de estilo não pode exceder 50KB de tamanho
  • O carregamento de Web Fonts deve ser otimizado  

Esses pontos não lhe parecem familiares? Se você teve a oportunidade de analisar seu site usando a ferramenta PageSpeed Insights, provavelmente deve ter visto sugestões semelhantes relacionadas à otimização de seu site. Agora, o Google não sugere, mas exige a sua utilização se você pretender validar as suas páginas como Páginas Móveis Aceleradas.

Como as páginas AMP trabalham?

Se você quiser saber mais sobre o lado técnico das páginas do AMP, recomendo que você comece com o tutorial do Google sobre como criar sua primeira página do AMP. Neste artigo, vou me concentrar em como o Google trata as páginas AMP e o seu suporte em Joomla!

As páginas AMP são normalmente separadas das páginas de desktop devido ao fato de que o Google mostra páginas AMP na página de resultados do mecanismo de busca (SERP) apenas para dispositivos móveis.

Basicamente, cada página é servida duas vezes: uma é o padrão, 'normal' na versão HTML e uma segunda (geralmente com a mesma URL mas com /amp anexo) como versão acelerada. A aparência das páginas AMP é bastante CRUA, o que também levou a discussões se não é um passo para atrás no design. Mas bem, se o Google ditar, você simplesmente precisa seguir para não ser deixado para trás.

Uma versão otimizada da página deve ser criada como uma versão básica da página inteira com apenas o mínimo de conteúdo e tecnicamente otimizado, formulários e muitos outros elementos interativos não são permitidos! AMP destina-se a ser utilizado apenas para páginas estáticas.

Digamos que temos uma versão para desktop chamada http://exemplo.com.br/versao-completa e uma versão AMP chamada http://exemplo.com.br/versao-completa/amp. A versão completa precisa apontar para a versão AMP:

 <link href="http://exemplo.com.br/versao-completa/amp" rel="amphtml" />

Para você não ter problema com conteúdo duplicado, a versão do AMP precisa de uma URL canônica apontada para versão padrão da página:

<link rel="canonical" href="http://exemplo.com.br/versao-completa" />

OBS: Nem todas as páginas são adequadas para a otimização do AMP. As páginas dinâmicas, como formulários, carrinhos de compras etc, não funcionarão bem. As páginas estáticas beneficiarão mais com a otimização.

Se suas páginas AMP forem criadas e indexadas com sucesso pelo Google, elas aparecerão na SERP móvel com um ícone de raio:

Páginas AMP na SERP do Google

468x60

Se suas páginas AMP estiverem corretamente marcadas com dados estruturados, você pode ter a sorte de ver suas páginas no carrossel do Google como Top Stories no topo da SERP móvel:

Accelerated Mobile Pages AMP Joomla Suporte

AMP é muito rápido!

A técnica em si já garante páginas muito mais leves, mas o que as torna realmente muito, muito rápidas é o fato de que o Google armazena essas páginas em seus próprios domínios.

Vamos verificar um exemplo no site Weeblr. A página dedicada ao lançamento do plugin tem uma versão completa, uma versão AMP e a versão AMP hospedada no Google:

https://weeblr.com/blog/accelerated-mobile-page-for-joomla -> Versão completa

https://weeblr.com/blog/accelerated-mobile-page-for-joomla/amp -> Versão AMP

https://google.com/amp/weeblr.com/blog/accelerated-mobile-page-for-joomla-> Versão hospedada / em cache do Google (não é acessível em desktop, é redirecionada!)

Como você pode ver claramente, a versão AMP tem um visual mínimo com quase nenhum módulo e nem mesmo um menu, porque o javascript e formulários são simplesmente proibidos! O conteúdo real é o mesmo. Isto é mais ou menos como o plugin funciona, mas você pode adicionar algumas coisas em torno do conteúdo como um menu, um módulo adicional e um bloco para publicidade (Adsense e algumas redes sociais).

Prós e Contras das páginas móveis aceleradas do Google

O benefício mais importante da implementação de páginas AMP é o aumento do desempenho no tempo de carregamento de página para dispositivos móveis. Você pode ter a sensação de que elas carregam instantaneamente, uma vez que o tempo médio de carregamento para páginas AMP é em média apenas 0,7 segundos.

Por outro lado, você poderia pensar que a tecnologia AMP é um passo para atrás em termos de web design porque você está limitado a usar o formato padrão do Google.

Vamos dar uma olhada em um breve resumo de outros prós e contras:

Os Prós das Accelerated Mobile Pages:

  • Implementação bastante fácil. Existem plugins disponíveis para sistemas de gerenciamento de conteúdo populares como Joomla ou WordPress que fará todo o trabalho para você automaticamente.
  • A velocidade do site em celulares melhora muito!
  • Melhora a experiência do usuário que pode resultar em maior conversão e menor taxa de rejeição
  • Versão leve da página e sem informações desnecessárias que você pode encontrar na versão completa do desktop
  • Suas páginas podem ser rotuladas como "rápido" na SERP móvel
  • Seu conteúdo para celular pode aparecer em um carrossel especial no topo da SERP
  • Como sempre uma solução bem documentada do Google

Contras

  • Não é permitido usar qualquer JavaScript de terceiros 
  • Não é permitido usar CSS externo, apenas CSS inline até 50KB de tamanho
  • Pode exigir tempo adicional de desenvolvimento se não houver um plug-in disponível para seu site
  • Se você é novo no projeto AMP você precisa gastar algum tempo para aprender mais sobre ele
  • Design e funcionalidades estão limitados ao formato padrão do Google. Você deve usar uma versão simplificada do seu site
  • Nem todo o conteúdo é adequado para AMP. É recomendado principalmente para notícias, artigos de blog e páginas de produtos.

Joomla AMP Plugin!

Já está pronto para uso de um plugin AMP para Joomla e fazer um site baseado em Joomla compatível com AMP? A equipe Weeblr fez um ótimo trabalho e criou o wbAMP plugin que suporta Accelerated Mobile Pages para Joomla.

Dependendo de suas necessidades você pode usar wbAMP - Community Edition (que é gratuito) ou a versão comercial mais avançada.

Recentemente (novembro de 2016), outro plugin do AMP foi lançado, JAmp, pelo desenvolvedor do Jsitemap. Você pode conferir aqui: www.storejextensions.org/extensions/jamp.

Instalando e configurando o plugin wbAMP no Joomla

O plugin da Weeblr está disponível em uma versão Community Edition e uma versão completa (comercial). A versão completa permite algumas opções mais e suporte K2. Após a instalação você tem 2 ou 3 plugins. Os plugins do K2 suporte wbAMP e com_content wbAMP suporte não têm opções, eles devem simplesmente ser publicados. O plugin simplesmente chamado wbAMP é aquele que controla tudo. Por padrão, os plugins são habilitados após a instalação, mas nada aconteceu ainda. Você precisa indicar especificamente qual conteúdo precisa ser otimizado.

plugin amp joomla

Lembre-se: apenas páginas estáticas! Para selecionar as páginas que você deseja otimizar, vá para a guia "Selecione as páginas". Usando o texto de ajuda sobre as opções você será facilmente capaz de indicar as páginas que serão otimizadas.

Para selecionar apenas as exibições de artigos estáticas do conteúdo do Joomla (com_content), aplique as seguintes opções:

configuracao plugin amp joomla

Além disso, você pode configurar mais algumas configurações nas outras guias:

  • Meta dados: define um cabeçalho e uma imagem de cabeçalho e também permite a definição de informações do editor
  • Analytics: defina sua propriedade do Google Analytics
  • Elementos personalizados: definir um menu, um módulo de rodapé, botões de mídia social.
  • Redes de anúncios: exibir bloco de publicidade
  • Avançado: defina suas credenciais para atualização automática do plug-in através do mecanismo de atualização do Joomla.

Aplicar estas configurações resultará em uma versão das páginas selecionadas, como este exemplo do meu site, configurado com uma imagem de cabeçalho, nome do site e um menu, seguido do artigo real, incluindo uma imagem. Todos os outros módulos foram removidos:

Conclusão

Neste momento é difícil dizer qual será o futuro do projeto Google Accelerated Mobile Pages. Uma certeza nos temos: a participação no mercado dos usuários de telefonia móvel está crescendo rapidamente e essa tendência continuará nos próximos anos. Otimizar o tempo de carregamento da página para uma melhor experiência do usuário em dispositivos móveis deve ser algo que você precisa fazer.

Se olharmos para a AMP na perspectiva de quantos recursos o Google colocou neste projeto e como ele se torna popular entre grandes portais online e em empresas de comércio eletrônico (Ebay e Amazon), é definitivamente algo que você deve ficar de olho.

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 95.33% - 6 votes

Votos

Ler 724 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!