Pesquisa de palavras-chave e Ferramentas de palavras-chave Pesquisa de palavras-chave e Ferramentas de palavras-chave Pixabay.com
SEO em Geral 27 Julho 2016

Pesquisa de palavras-chave e Ferramentas de palavras-chave

Embora o tema da pesquisa de palavras-chave não seja específico para o Joomla, é provavelmente a fase mais importante no processo de SEO. Ao escrever o seu conteúdo, você deve se certificar que você sabe as palavras-chave que o seu público-alvo irá digitar no Google. Caso contrário, você pode perder uma grande quantidade de tráfego potencial para palavras-chave que você não sabia que potenciais visitantes estão usando. 

Vamos pesquisar palavras-chave utilizando como um exemplo de uma loja de automóveis, de modo que a palavra-chave principal será, obviamente, loja de automóveis.

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Se coloque no lugar do seu potencial cliente!

Primeiro, para levantar ideias de palavras-chave você deve colocar-se na posição de alguém que esta à procura de automóveis. Basta pensar em todos os termos alternativos e também pensar em combinações de palavras-chave que você pode usar para procurar por automóveis:

  • automóveis
  • Carros
  • carros baratos (se o seu posicionamento for de preço),
  • loja automóveis em são Paulo (você for uma loja de automóveis localizada em são Paulo),
  • automóveis usados e etc.

Com sua lista prévia de palavras-chave vamos para o Google e descobrir o que as pessoas estão realmente pesquisando:

Pesquise as palavras-chave da sua lista no Google e ganhe feedbacks!

Com a sua lista de palavras-chave, você deve visitar o Google e procurar pelas palavras-chave da sua lista como por exemplo “automóveis” ou qualquer outra palavra-chave que você tenha e ao rolar a página para baixo, você verá que na parte de baixo da página do Google é mostrada mais sugestões de frases que provavelmente são muito utilizadas pelo seu público-alvo:

Pesquisa palavras-chave relacionadas google

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Planejador de palavras-chave do Google AdWords

Temos o planejador de palavras-chave do Google AdWords, uma ferramenta que está disponível gratuitamente e que é muito útil para obter mais detalhes sobre palavras-chave buscadas pelo seu público-alvo. Para acessar a ferramenta você precisa de uma conta do Google, uma vez feito login, vá para www.adwords.google.com e navegue até Ferramentas > Planejador de palavras-chave.

Clique em Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria. Se digitarmos algumas palavras-chave relacionadas com os automóveis, a ferramenta pode dar uma lista como esta:

Planejador palavras-chave Google AdWords

Você também deve verificar a existência de palavras-chave relevantes, de preferência as com alto volume de buscas e baixa concorrência. Mas também não podemos esquecer de verificar palavras-chave de cauda longa: as palavras-chave de baixo volume de buscas, mas que podem ser extremamente relevantes e que possivelmente terão alta conversão.

Como você pode ver, o Planegador de Palavras-Chave lista o número médio de pesquisas por mês (Média de pesquisas mensais), uma estimativa aproximada do nível de competição, além de uma grande lista de possíveis palavras-chave e combinações de palavras-chave. Escolher as melhores palavras-chave desta lista irá permitir que você capture parte do tráfego relevante para termos de busca relacionados.

Você também pode executar a pesquisa de palavras-chave de ferramentas comerciais como SEMRush.

Segue algumas ferramentas gratuitas que são também bastante úteis para a pesquisa de palavras-chave:

Google.com/trends: Uma boa ferramenta criada pelo Google. Mostra as tendências ao longo do tempo ou estações para ter uma idéia da tendência (sazonalidade) em relação a uma palavra-chave nas buscas.
Ubersuggest.org: Esta ferramenta imita o recurso do Google de autossugestão para uma determinada palavra-chave, mas dá-lhe dezenas de sugestões com as palavras de busca mais populares.

SEMrush - análise a sua concorrência em detalhes!

Você também pode querer verificar os sites de seus concorrentes, para descobrir a sua estratégia de palavras-chave e muitas outras informações...

Com o SEMrush, você poderá ter muito mais informações sobre os seus concorrentes e assim desenvolver estratégias para ser bem sucedido na briga por posições no Google!

Eu sempre uso o SEMrush para pesquisa de palavras-chave por ser uma ferramenta poderosa. Ela é atualmente uma das melhores, senão a melhor plataforma para análise de concorrência através de palavras-chave e de tráfego orgânico do Google. A SEMRush é uma ferramenta que lhe permite analisar praticamente toda a informação relacionada com palavras-chave orgânicas, volume de tráfego e comparar todos esses dados com os seus mais diretos competidores nos resultados de pesquisa orgânicos dos buscadores.

A ferramenta tem suporte ao idioma português e você pode fazer um cadastro gratuito para testar o SEMrush.

ferramenta palavras-chave SEMrush

Uso das palavras-chave

Nós falaremos muito sobre como e onde você deve usar suas palavras-chave nos próximos artigos. Uma opção precisa ser considerado antes de mergulhar no SEO para Joomla: Se você ainda precisa escolher o seu domínio, tente escolher um que inclui as suas principais palavras-chave (s). O Google e outros motores de busca usam o domínio como um dos fatores mais importantes para definir a relevância de um site para uma palavra-chave. Este site é configurádo como seoparajoomla.com.br, o que garante que ele seja otimizado tanto para "SEO" quanto para "SEO para Joomla" são sempre incluídos como termos de pesquisa, o que é muito melhor. Isso não significa que você não pode estabelecer um bom ranking em SEO com um domínio que não inclui as palavras-chave, ele só faz com que seja um pouco mais difícil. 

Mas não adianta apenas ter as palavras-chave no dominio se o site não tiver conteúdo de qualidade. Um site que tem conteúdo de qualidade sempre vai bater um site que não tem conteúdo relevante (tendo palavras-chave no dominio ou não).

De um modo geral, tente usar as palavras-chave, tanto quanto possível em toda a área de relevante do site, (sem encher o conteúdo de palavra-chave). É claro que o texto do artigo é onde você vai ter que ter mais atenção, mas outras áreas relevantes do poderiam ser:

  • Domínio
  • URL
  • Tag title
  • Meta-description
  • Nas tags de cabeçalho H1, H2, H3 e etc
  • imagens (nome do arquivo e atributos title e alt)
  • Links
  • Etc.

Recomendação Importante!

Use suas palavras-chave com sabedoria! Não encha o seu texto de palavras-chave em prejuizo da legibilidade, as pessoas tem que entender o conteúdo do seu site. Além disso, o Google fez atualizações recentes para evitar o excesso de otimização porque muitos sites tinham conteúdos que eram impossiveis de entender!

E mais uma vez: quando escrever o seu conteúdo, tenha foco na legibilidade. Texto mal escrito com muito foco em palavras-chave irá conduzir os visitantes para fora do seu site.

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Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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