Questões de acessibilidade WEB Questões de acessibilidade WEB Henry Douglas

Questões de acessibilidade WEB

Usabilidade é importante: para todos. Para se certificar que seu site pode ser convenientemente utilizado por todos os seus visitantes (mesmo por aqueles com deficiência visual), você tem que otimizar a acessibilidade do seu site. Cada desenvolvedor de software deveria ter pelo menos algum interesse básico nisso. 

try joomla free

O que é acessibilidade?

A acessibilidade é sobre o quão bem o seu software ou site pode ser utilizado pelos visitantes deficientes visuais, por exemplo. Wikipedia diz assim:

Acessibilidade refere-se à concepção de produtos, dispositivos, serviços ou ambientes para pessoas com deficiência. O conceito de design acessível garante tanto "acesso direto" (ou seja, sem ajuda) e "acesso indireto", que significa compatibilidade com tecnologias de assistência para uma pessoa (por exemplo, leitores de tela do computador).

Questões de acessibilidade

Temos uma população em envelhecimento, que é muito claro. Esse grupo crescente de idosos está ficando mais e mais familiarizado com a Internet, usando iPads e Samsung Galaxy de pedir pizza e reservar hotéis. Embora nós não queiramos isso, nossa visão diminui com a idade. Nosso website e software precisam ser acessíveis para este grupo crescente de visitantes.

Claro, existem muitas pessoas com deficiência visual, 285 milhões de pessoas são estimadas para ser deficientes visuais em todo o mundo: 39 milhões são cegas e 246 com baixa visão. 82% das pessoas que vivem com cegueira estão com 50 anos e acima. Fonte: OMS.

O daltonismo (deficiência de visão de cores) afeta aproximadamente 1 em cada 12 homens (8,3%) e 1 em cada 200 mulheres no mundo (0,5%).
Cerca de 50,4% da população do mundo é do sexo masculino, 49,6% são do sexo feminino. 7,3 bilhão de pessoas vivem atualmente no planeta, o que significa mais de 300 milhões de homens daltônicos e mais de 18 milhões de mulheres daltônicas. Isso é um monte de gente que você está perdendo quando você não está otimizando seu site ou software para os visitantes cegos ou daltônicos!

Eu entendo totalmente que nem todas as pessoas cegas usam a internet e eu também entendo que nem todas as pessoas daltônicas precisam de um website ajustado. Mas não é tão difícil otimizar seu site ou software. O Joomla está trabalhando duro em acessibilidade e tem mais de 90% dos códigos acessíveis.

Acessibilidade não é apenas para deficientes visuais!

Existem muito mais condições em que as pessoas podem ter problemas de acessibilidade que incluem, por exemplo, dislexia (e outras dificuldades de leitura) e dificuldades de destreza em que os usuários não são susceptíveis de utilizar um mouse ou teclado. Alguma vez você já tentou usar o seu site, ou o algum software sem o uso de um mouse? É um trabalho duro.

E não vamos nos esquecer do visitante surdo, que quer assistir vídeos e estava enfrentando horas de vídeos sem legendas. É muito fácil adicioná-las!

Muito provavelmente vou atualizar este artigo com mais informações em profundidade sobre acessibilidade. Nesse meio tempo, eu adoraria ouvir suas experiências nos comentários!

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 100% - 1 votes

Votos

Ler 164 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!