Redirecionamentos 301 Redirecionamentos 301 Henry Douglas
Checklist 27 Julho 2016

Redirecionamentos 301

Como explicado no artigo anterior, você deve evitar erros 404 (página não encontrada), sempre que possível. Claro, não podemos impedir que todos eles, como no caso em que um usuário digita uma URL errada, mas em muitos outros casos, eles podem ser evitados facilmente. Especialmente se você estiver migrando de um site antigo para um novo e sua URL ou domínio mudar. Quando os usuários não atualizam seus favoritos eles acabam em uma URL não existente (404 Error).

Em caso de mudanças de URLs se você não usar o redirecionamento 301 para enviar os seus usuários para as novas URLs, você ficará com URLs quebradas no índice do Google e ele vai levar muito tempo para atualiza-las. Isso pode impactar fortemente nos ranques do seu site nos resultados de pesquisa!

try joomla free

Como migrar URLs antigas para as novas?

Como vimos o caminho a percorrer é determinar quais são usas URLs antigas e para redireciona-las para as URLs novas. Tecnicamente, isso deve ser feito através de um redirecionamento 301. Tal redirecionamento é a forma amigável ao Google de fazer redirecionamentos  e o código 301 indica que a URL foi movida permanentemente. Isso permite que o Google e outros motores de buscas saibam que o link antigo não deve ser mais usado e também informa da nova URL.

Joomla: identificar URLs quebradas com o componente gerenciador de redirecionamento

Para um site pequeno ou médio, isto pode ser facilmente corrigido. Uma forma de saber quais são suas URLs antigas para em seguida corrigi-las é através o componente gerenciador de redirecionamento que já vem instalado por padrão no Joomla 3.x e Joomla 2.5. É só esperar um ou dois dias até que os usuários acessarem estas páginas e elas serão registradas em seu site Joomla: Vá para Componentes -> Redirecionamento e você verá as URLs quebradas: (às vezes você terá que habilitar o plugin Redirecionamento partir do Gerenciador de Plugin primeiro). Você vai ver agora uma lista de URLs que geraram erros 404:

redirecionamento 301 no joomla

 Clique em qualquer um dos itens listados:

redirecionamento 301 pelo componente gerenciador de redirecionamento

468x60

Abrir qualquer item específico permitirá que você digite a nova URL (relativa ou absoluta) e habilitar o registro:

ativar redirecionamento 301

Redirecionamento em lote

O método descrito até agora permite que você configure redirecionamentos na base do um-por-um. No entanto, você pode encaminhar vários registros para uma URL de destino em grandes quantidades. Para fazer isso, selecione os registros que você deseja alterar e defina um novo destino no campo localizado abaixo da lista:

redirecionamento 301 em lote

Os registros são ativados imediatamente, sem necessidade de ativa-los separadamente.

Modo Avançado: especificar o código HTTP de resposta para redirecionamentos

Outra função que é um pouco escondida é o botão Ativar o modo avançado nas opções de configuração do componente redirecionamento:

ativar modo avançado componente redirecionamento botao ativar modo avancado

Quando você clicar nos registros coletados pelo componente individualmente ele irá lhe dar a opção de especificar o código HTTP de resposta para seus redirecionamentos individualmente. O padrão é um 301-redirect, mas agora você tem a opção de mudar isto para qualquer um que você precisar:

opcao mudar codigos de resposta http

Componente Redirecionamento: interromper o registro de novas URLs

A única desvantagem para o componente de redirecionamento: Enquanto o plugin é ativado, ele mantém registro de todos os erros 404. Alguns sites podem ver erros 404 engraçados (muitas vezes geradas por hackers e bots) continuamente, o que pode seriamente encher os registros de modo que você tem que ficar de olho nisso. Isso pode até encher o seu banco de dados até o limite!

Você pode, é claro, limpar os registros incorretos manualmente, mas pode ser uma tarefa bastante ardua.

A solução para isto é desativar a coleta de URLs sem ter que desativar o Plugin (mantendo assim os redirecionamentos funcionando :-). No Joomla 3.4, há uma configuração para isso no sistema - O Plugin Redirecionamento (para acessá-lo a partir do Gerenciador de Plugin ). O nome desse parâmetro é Coletor URLs:

coletor de urls joomla

Enquanto estiver ligado, ele mantém a coleta de URL, mas se ele estiver desligado, ele irá parar de fazer a coleta de URL mas mantendo os redirecionamentos anteriores configurados ativos. Este é realmente o recurso que extremamente útil!

Redirecionamento Personalizado via .htaccess

Uma alternativa para o componente de redirecionamento é a criação manual no arquivo .htaccess (que fica na raiz do seu site Joomla). Para usá-los, devemos definir as URLs de origem e URLs de destino:

redirect 301 /pagina-antiga.htm http://www.seusite.com.br/pagina-nova.htm

Para pessoas com conhecimento técnico mais aprofundado este é o método mais utilizado. Esses redirecionamentos oferecem um grande ganho de desempenho, por que eles são executados antes Joomla ser carregado. 

A coisa boa é que esta é uma maneira muito exata de lidar com seus redirecionamentos. Nenhuma extensão é necessária, contanto que você saiba o que está fazendo. Além disso, o desempenho é menos afetado, já que esses redirecionamentos são executados pelo software de servidor Apache antes do Joomla.

Outras extensões para redirecionamentos 

Claro, existem outras extensões para esta finalidade. A uma agradável é RedJ, que permite redirecionamentos bastante complexos, usando de macros e expressões regulares. Uma alternativa que executa redirecionamentos automáticos para você é Yireo's Dynamic 404, que é capaz de fazer redirecionamentos 301 de páginas não-encontradas para a maioria correspondente existente. Desde a versão 4.5, também SH404SEF tem a opção para encaminhar automaticamente erros 404 para a página correspondente mais correta.

seo audit

Avaliação

Sua avaliação: 100% - 1 votes

Votos

Ler 614 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!