SH404SEF: a mais conhecida extensão de SEO para Joomla SH404SEF: a mais conhecida extensão de SEO para Joomla http://seoparajoomla.com.br/
Extensões 02 Janeiro 2017

SH404SEF: a mais conhecida extensão de SEO para Joomla

SH404SEF é provavelmente a mais conhecida extensão SEO para Joomla. É uma extensão comercial. Ela está disponível para todas as versões do Joomla. Ela tem um grande potencial para otimizar seu site Joomla. Mas, com o uso incorreto de suas configurações e parâmetros, seus esforços de SEO podem ter um efeito oposto, portanto, certifique-se de saber o que você está fazendo.

try joomla free

Além da configuração SEO, a extensão também vem com alguns recursos adicionais:

  • Painel do Google Analytics integrado
  • Opções de compartilhamento social incluídas
  • Recursos de segurança opcionais para bloquear spammers e hackers

Esses recursos adicionais podem ser úteis, mas você pode deixá-los desligados. Eu não vou discutir isso neste artigo.

A principal característica é que o SH404SEF foi criado para criar e gerenciar URLs amigáveis (SEF), evitando o conteúdo duplicado e permite redirecionando automático de todas as URLs não-SEF (não amigáveis) para as URLs SEF e também permite fazer redirecionamentos 301. Atualmente Joomla é bastante capaz de criar SEF URL's, de modo que o recurso pode não ser a característica mais importante, mas a questão dos conteúdos duplicados continua a ser um problema que SH404SEF é muito bom no gerenciamento.

Uma coisa que você deve estar ciente é que não basta ativar a extensão em um site que já esta online a menos que você saiba o que você está fazendo! O Joomla cria URLs com base em como você vincula os artigos a itens de menu, o que pode levar a diferentes rotas (e URLs) para o mesmo artigo. SH404SEF se baseia na estrutura de categoria / artigos, de modo que, não importa como você construia o seu menu, o destino final é uma URL exclusiva.

Outra característica a ser tratada cuidadosamente é a opção Purge URL's. Só faça isso se souber o que está fazendo ou se está testando seu site. Em um site que já esta online, defina sua configuração de URL e, em seguida, esqueça da configuração!

Configuração do SH404SEF

Depois de fazer o download e instalá-lo através do Gerenciador de Extensões, você pode acessar o painel de controle através de Componentes >> SH404SEF:

sh404SEF

Assim que você definir "Enable URL optimization" para Yes, SH404SEF assume o controle de suas URLs. Por isso, antes de habilitar a otimização de URL pelo SH404SEF você deve percorrer as opções sob o botão "Configuração". Se você definir esses parâmetros corretamente, você deve preferencialmente nunca mais mecher neles novamente. Há muitos parâmetros para discutir todos eles, mas algumas das possibilidades são:

  • Forçar URLs minúsculas
  • Forçar www ou não-www (se usado, certifique-se de que o plugin "Sistema - Cache da página" está definido como último, ou pode não funcionar).
  • Defina um sufixo para as URLs. O padrão é .html, mas isso não faz sentido, então sempre removê-lo.
  • Crie URLs curtas como um alias para longas. A menos que seja necessário, desligue-o.
  • Forçar o redirecionamento automático das URLs não-SEF para URLs SEF.
  • Usar título ou alias para URLs.
  • Incluir estrutura de categoria nas URLs ou não e se definido, quantos níveis de profundidade.
  • Algumas configurações para títulos de página: com ou sem nome de site ou qualquer outro prefixo / sufixo.
  • Definir URLs canônicas.
  • Alterar vários H1's para H2.
  • Ativar templates para dispositivos móveis.

 E há muitos mais. Também é possível definir parâmetros para muitas extensões, como K2, Kunena, etc.

Como dito, tente configurá-lo correto uma vez, ativar o gerenciamento de URL e nunca mais tocá-lo. Ainda assim, se você estragar tudo, e você deve realmente recriar suas URLs baseando-se em configurações corretas, você pode limpar todas as URLs e recriá-las. O melhor é fazer isso em uma cópia local do seu site.

Gerenciador de URL

Depois de ativar a extensão, assim que alguém entrar no front-end do site pela primeira vez, todos os URLs serão criados e você poderá visualizá-los na visualização do gerenciador de URL:

gerenciador de urls sh404sef

468x60

Ele informará a URL criada, qual URL não-SEF correspondente, se os metadados foram inseridos para a URL e se o registro tem vários aliases (redirecionamentos). Além disso, você pode acessar cada URL individual e alterar suas propriedades. Você pode até atualizar a própria URL (o que deixará um alias para a URL anterior), além de meta-dados e aliases e parâmetros sociais:

edicao de url SH404SEF

Metadados

A partir do gerenciador de URL você pode atualizar seus meta-dados, mas isso é ainda mais fácil a partir do gerenciador de títulos e metadados:

gerenciador de metadados sh404sef

Esta tela permite que você veja e atualize todos os seus meta-dados a partir de uma única visualização. Muito útil para ver se seus metadados estão lá. Também você verá indicadores sobre se você está usando o número correto de caracteres em seus títulos e descrições. O que é bom é que você também pode ver esses indicadores se você estiver atualizaando o seu artigo no Joomla.

Gerenciamento de Erros 404

Finalmente, o que é extremamente útil é o gerenciamento de erros 404 "404 requests manager". Todas as solicitações de URL que terminam em um erro de página 404 são registradas e podem ser visualizadas a partir daqui. Você pode então muito facilmente definir um redirecionamento 301 para o URL correta, o SH404SEF irá sugerir uma nova URL, com base em se pode ou não encontrar uma URL semelhante.

Cupom de Desconto

Se você estiver interessado em fazer a assinatura da extensão, você pode ter 20% de desconto através deste cupom de desconto: 2MFLU-HVMVG-M2A4B

Basta fornecer este cupom no segundo passo durante o processo de assinatura no site: https://weeblr.com

seo audit

Avalie ou comente!

Avaliação

Sua avaliação: 96.33% - 6 votes

Votos

Ler 440 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!