Sitemap.xml no Joomla! Sitemap.xml no Joomla! Henry Douglas
Checklist 21 Setembro 2016

Sitemap.xml no Joomla!

Os Sitemaps são uma forma de informar ao Google e ao Bing (mecanismo de busca da Microsoft em ascensão) a respeito das páginas do seu site. Temos que distinguir entre Sitemap XML e Sitemap HTML.

Neste artigo, vou discutir várias soluções de mapa do site (inclusive extensões de sitemap para Joomla), como informar o Google sobre eles e, finalmente, alguns tópicos mais avançados.

try joomla free

Note que um Sitemap não irá simplesmente aumentar seu ranking no Google, mas suas páginas serão incluídas no índice do Google muito mais rápido se você usar um.

Neste artigo, vou discutir várias soluções de mapa do site e como informar o Google sobre ele.

Sitemaps HTML e XML

Temos que distinguir entre sitemaps HTML e XML. O mapa do site HTML é principalmente para os usuários, para que eles tenham uma boa visão geral do seu site. Site/portais ou blogs podem certamente se beneficiar de um. Mais importante para o seu SEO é um Sitemap XML.

O Básico

Um arquivo chamado sitemap.xml que é geralmente (mas não necessariamente) colocado na raiz do seu site (Este é o lugar onde os motores de busca rotineiramente esperam encontra-lo, a menos que outro caminho seja indicado no seu arquivo robots.txt). O arquivo sitemap.xml contém a estrutura das URLs do do seu site Joomla em um arquivo XML logicamente estruturado. Isso ajuda o Google e outros motores de busca para determinar a estrutura do seu site e como chegar a todas as partes dele. Na verdade, você poderia ver isso como uma parte do processo de link building interno. O arquivo parecido com este:

exemplo sitemap xml

Geradores de Sitemap on-line e desktop!

Para sites pequenos com pouco conteúdo, ou sites que não são atualizados com frequência, a solução mais fácil para gerar um sitemap é usando um gerador on-line e basta colocar o arquivo na raiz do seu site. Um exemplo de gerador de Sitemap XML é www.freesitemapgenerator.com. Basta fornecer o URL da página inicial, e a ferramenta irá rastrear o seu site como o robô do Google faria. Após rastreamento, você pode baixar o mapa do site em vários formatos. Certifique-se de incluir apenas a URL do que você quer seja indexado no Google. Se necessário, edite o arquivo para remover páginas de login, formulários e etc. Para o Google, use a versão sitemap.xml. Você também pode baixar uma versão HTML que você pode eventualmente usar para oferecer uma página de mapa do site para os usuários. Você também pode gerar sitemaps usando ferramenta de SEO Screaming Frog SEO Spider. É uma ferramenta desktop livre com muitas características avançadas de SEO.

468x60

Extensões de sitemap para Joomla!

Muitas vezes método manual para criação de sitemaps não é viavel devido ao tamanho do site, você também pode usar muitas extensões sitemap para Joomla. Muitas vezes, estas extensões oferecem recursos adicionais além da simples geração de sitemap automático, como a submissão do sitemap nos motores de busca e atualização automática das referências.

OSmap é uma extensão gratuita e popular. O Jsitemap é muito agradável, é uma extensão comercial, mas muito popular. Ele foi listado como a extensão Top na classificação do JED por um tempo, por isso é provavelmente é uma escolha segura....

O OSmap é bem adequado para sites mais simples, onde cada artigo é ligado a um item de menu. Os artigos que não são ligados diretamente a um item de menu não são incluídos no mapa do site. Já o Jsitemap inclui esses artigos, portanto, pode ser mais adequado para sites com muitas notícias no blog.

Para a extensão que você for usar, certifique-se que suporta os seus tipos de conteúdo. Se você for usar somente o gerenciador de artigos do Joomla, você vai ficar bem, mas para extensões de terceiros, nem sempre é suportado. Digamos que você tenha uma loja virtual, a extensão sitemap deve ser capaz de entender a URL da sua extensão (Virtuemart, Hikashop, etc.), verifique isso antes de instalar a extensão. Muitas vezes, essas extensões tem apenas as configurações padrões, mas sempre vale a pena percorrer a configuração para afinar o resultado final. 

Sitemaps de imagem e vídeo

As imagens são muito importantes para o seu site e você pode até mesmo adicionar o URL para as imagens em um mapa do site de imagem, embora para a maioria dos sites isso pode não seja necessário. Além disso, o sitemap de imagem deve ser submetido no Google Search Console / Webmaster Tools. Sites com muitos vídeos podem até conter um mapa do site de vídeos. Se você precisar deles, é melhor usar uma extensão que suporta estes sitemaps.

Sitemaps para Sites Multi-idiomas

Se o seu site é Multi-idioma, é aconselhável ter sitemaps separados por idioma. As extensões de Sitemap mais conhecidas suportam esta funcionalidade (OSmap e Jsitemap). Como exemplo, se você tem OSmap instalado, com o Joomla configurado para o idioma inglês, francês e espanhol, você terá três sitemaps automaticamente:

en/?option=com_osmap&view=xml&tmpl=componente&id=1
fr/?option=com_osmap&view=xml&tmpl=componente&id=1
es/?option=com_osmap&view=xml&tmpl=componente&id=1

Você pode enviar cada um destes sitemaps para o Google Search Console.

O que incluir em seus sitemaps?

Muitas extensões e geradores on-line de sitemaps incluem todas as suas URLs do seu site do por padrão. No entanto, isso pode não ser o melhor caminho. Se você examinar cuidadosamente o seu site, pode haver URLs que não precisam ser indexadas. Pense por exemplo em páginas como as de termos e condições, login e certos formulários, etc. O Google vai considerar as páginas que estão no sitemap como as mais importantes e Google irá rastrear elas mais cedo. Muitas extensões oferecem a possibilidade de escolha das URL a serem incluidas no sitemap, portanto, inclua intens valiosos.

Inclua seus sitemaps no Google Search Console e no Bing!

Não esqueça de enviar o seu sitemap para o Google Search Console e para o Bing WebMaster Tools. Além disso, você pode especificar o local do seu arquivo sitemap.xml em seu arquivo robots.txt, adicionando uma linha como esta (especialmente se ele não está localizado na raiz do site):

Sitemap: http://seusite.com/localizacao/sitemap.xml

Repita esse procedimento para cada sitemap que você tem. Você pode ter vários sitemaps XML (como sitemaps de imagem e vídeo ou idiomas). Depois de alguns dias você deve vai ver que as URLs estão incluídas no índice. 

Como impedir o Google de indexar o arquivo XML

Isso não deve preocupar você, mas o Google, pode tratar o seu mapa do site como um simples pedaço de conteúdo e indexá-lo. Você normalmente só vê isso para pesquisas muito precisas, ou quando você usa o comando site:website.com na caixa de busca do Google:

impedir Google indexar arquivo XML

Para impedir que o arquivo seja indexado. Basta colocar o código a seguir em seu arquivo .htaccess (certifique-se de incluir o caminho correto para o arquivo):

<IfModule mod_rewrite.c>
<Files sitemap.xml>
Header set X-Robots-Tag "noindex"
</Files>
</IfModule>

Dica para a extensão OSMAP: reescrever o caminho da URL

Essa dica não é necessária, mas ela pode ser útil. Uma dica é para usuários que usam extensões como OSmap para criar seus Sitemaps. Se fizer isso, normalmente você vai ter um local não-padrão para o arquivo, e não ficará na raiz do site onde os motores de busca normalmente esperam encontrar um sitemap. Você pode reescrever o caminho para ele ser encontrado no local exato, inserindo a linha abaixo no seu arquivo .htaccess:

RewriteRule ^sitemap.xml$ index.php?option=com_osmap&view=xml&tmpl=component&id=1 [L]

seo audit

Gostou do artigo? Fale sobre ele nos comentários!

Avaliação

Sua avaliação: 99% - 2 votes

Votos

Ler 488 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!