URLs amigáveis e Reescrita de URL URLs amigáveis e Reescrita de URL Henry Douglas
Checklist 27 Julho 2016

URLs amigáveis e Reescrita de URL

URLs amigáveis são URLs de fácil compreensão para o usuário e também para os buscadores, assim que vemos uma URL amigável já sabemos do que se trata uma página.

try joomla free

Na versão 2.5 e versão 3.x o Joomla tem URLs amigáveis ativadas por padrão, mas em versões anteriores você teve de ajustar manualmente as configurações para ativa-las.

Muitos CMSs geram URLs que são de difícil compreensão para os buscadores e para os usuários:

http://nomedosite.com.br/index.php?option=com_content&Itemid=118&id=70&lang=es&view=article

Com as URLs amigáveis ativadas, as URLs ficam mais legíveis tanto para os usuários e principalmente para os mecanismos de bucas, sendo um dos fatores críticos de classificação do site nas buscas:

http://nomedosite.com.br/index.php/consultoria-tributaria-em-sao-paulo

Mesmo com URLs amigáveis ativadas, ainda existem ajustes importantes que precisam ser feitos:

  • Configuração Global
  • Guia Site e verifique as Configurações de SEO:

O primeiro parâmetro que você deve sempre certificar se está ativado é URLs Amigáveis. Isso vai tornar suas URL legíveis para os mecanismos de buscas, mas felizmente esta é a configuração padrão.

configuracao seo joomla urls amigaveis

468x60

Use Reescrita de URL

Em segundo lugar, precisamos considerar o parâmetro Usar mod_rewrite do Apache que ativa a reescrita de URL (URL Rewriting). Com este parâmetro desativado (que é a configuração padrão), mesmo que suas URL sejam amigáveis, elas ainda começaram com o index.php/ no inicio:

http://nomedosite.com.br/index.php/consultoria-tributaria-em-sao-paulo

De preferência, devemos remover o index.php da URL assim: Defina o parâmetro Usar mod_rewrite do Apache como SIM e ao mesmo tempo, renomeie o arquivo htaccess.txt (na raiz do seu site Joomla) para .htaccess. Isto precisa ser feito ao mesmo tempo. NOTA: a sua hospedagem deve suportar URL Rewrite, mas se isso não acontecer, migre imediatamente para outra hospedagem, recomendamos 2 hospedagens especializadas em Joomla (São recomendadas oficialmente pelo projeto Joomla):
CloudAccess.net e SiteGround.com!

Se você estiver desenvolvendo um site local no seu PC com Windows, você vai perceber que você não pode renomear um arquivo sem uma extensão, assim você também pode abrir htaccess.txt em um editor como o Notepad ++ e salvá-lo como .htaccess.

Então o index.php terá desaparecido. Junto a isso, podemos fazer pleno uso das funcionalidades de Reescrita URLs, o que nos dá muitas opções avançadas:

http://nomedosite.com.br/consultoria-tributaria-em-sao-paulo

Parâmetro: Adicionar sufixo de URL , com ele você tem a possibilidade de adicionar um sufixo para a URL, como .html. Em SEO isso é inútil, pode deixar desativado.

Parâmetro: Apelidos das Codificações deve ser deixado intocado.

E finalmente temos o parâmetro Incluir Nome do Site no Título da título da página. Se você tem um nome de site que faz sentido para SEO, inclua, antes ou após o título da página. Recomendo que a marca da empresa apareça após título da página.

seo audit

Gostou? Comente ou compartilhe!

Avaliação

Sua avaliação: 86.33% - 3 votes

Votos

Ler 375 vezes
Última modificação em 09 Junho 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br não é afiliado com ou endossado pelo Joomla! Project™. Quaisquer produtos e serviços fornecidos através deste site não são suportados ou garantidos pelo projeto Joomla! ou Open Source Matters, Inc. Uso das marcas de nome Joomla!®, logotipo e afins é permitido sob uma licença limitada concedida por Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!