Henry Douglas

Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Checklist 27 Julho 2016

Robots.txt e Robots meta tag

A meta tag robots e o arquivo robots.txt são 2 mecanismos diferentes e independentes para passar informações para robôs dos mecanismos de buscas. Um não substitui o outro, você deve saber como usar ambos. Vamos discutir os dois.

Checklist 27 Julho 2016

Redirecionamentos 301

Como explicado no artigo anterior, você deve evitar erros 404 (página não encontrada), sempre que possível. Claro, não podemos impedir que todos eles, como no caso em que um usuário digita uma URL errada, mas em muitos outros casos, eles podem ser evitados facilmente. Especialmente se você estiver migrando de um site antigo para um novo e sua URL ou domínio mudar. Quando os usuários não atualizam seus favoritos eles acabam em uma URL não existente (404 Error).

Em caso de mudanças de URLs se você não usar o redirecionamento 301 para enviar os seus usuários para as novas URLs, você ficará com URLs quebradas no índice do Google e ele vai levar muito tempo para atualiza-las. Isso pode impactar fortemente nos ranques do seu site nos resultados de pesquisa!

Usabilidade e Conversão 27 Julho 2016

Sobre headlines e taglines

Eu vejo um monte de sites diariamente. Uma coisa que eu noto quando olho para esses sites é como é mal comunicada a missão critica da página do site. Uma maneira realmente boa e rápida para transmitir a sua missão critica é usando headlines e taglines.

Neste artigo eu vou te dizer como usar suas headlines e taglines para a sua vantagem, para comunicar em uma mensagem clara para as pessoas entender. Porque você quer que as pessoas a entendam sobre o que é seu site ou página, certo?

Usabilidade e Conversão 27 Julho 2016

Questões de acessibilidade WEB

Usabilidade é importante: para todos. Para se certificar que seu site pode ser convenientemente utilizado por todos os seus visitantes (mesmo por aqueles com deficiência visual), você tem que otimizar a acessibilidade do seu site. Cada desenvolvedor de software deveria ter pelo menos algum interesse básico nisso. 

SEO em Geral 27 Julho 2016

Joomla 3 e URL canônica

Como discutido no artigo sobre Conteúdo duplicado, a URL canônica de pode ser usada para definir uma URL preferencial para um conteúdo que pode ser alcançado através de múltiplas URLs. É um dos métodos recomendados pelo Google para o tratamento de sua URL. O Joomla 2.5 não da suporte a URL canônica, mas o Joomla 3 sim. Esta deve ser uma coisa boa, mas quando você pesquisa no google a palavra-chave Joomla 3 URL canônica, você encontra ocorrências no fórum Joomla.org, discutindo configuração incorreta de URL canônica. Deixe-me explicar o conceito de URLs canônicas um pouco mais, e o possível uso em Joomla.

Checklist 27 Julho 2016

Conteúdo duplicado: o grande inimigo do SEO

É claro que você terá que certificar-se que o seu conteúdo é exclusivo e não copiado de outro lugar, ou reutilizados em outras partes de seus sites. Mesmo que um site tenha somente conteúdo de alta qualidade e exclusivo, ele pode sofrer com um grave problema de SEO: o conteúdo duplicado interno ( dentro do seu próprio domínio ).

Checklist 27 Julho 2016

Escolha URL com WWW ou sem WWW e redirecionamento

Para muitas pessoas as URLs abaixo, são consideradas como iguais:

http://seoparajoomla.com.br
http://www.seoparajooomla.com.br

Mas tecnicamente estas URLs são diferentes e retornam conteúdos completamente iguais para as URLs citadas acima. Se o seu site Joomla é acessível com ou sem um prefixo www, o Google poderia ver essas páginas como várias instâncias do mesmo conteúdo e isso pode prejudicar a classificação do seu site. Por que isto gera é a duplicação de conteúdo e a divisão do ranking entre suas páginas.

Já que o mesmo conteúdo do seu site pode ser acessado de 2 ou mais URLs diferentes. Você com certeza está perdendo classificação e desperdiçando linkagem interna.

Certifique-se de escolher um desses prefixos e que o outro não seja acessível a todos. Qual você vai escolher não importa para o Google.

Corrigir este problema é fácil, listo abaixo duas técnicas, usando o arquivo .htaccess na raiz do seu site (faça backup do seu .htaccess antes das auterações):

Checklist 27 Julho 2016

Otimização de Imagens: como otimizar corretamente?

Google não pode "ver" imagens, por que os robôs do Google leem basicamente linguagem HTML. Ele pode ler todas as suas propriedades e pode, portanto, usá-los para estabelecer rankings de páginas com imagens. Otimização de imagens é um tema de grande importância na otimização de sites. A Otimização de imagens vai desde o uso de atributos da tag img (alt, title) passando pelo nome da imagem, contexto onde a imagem está inserida e o tamanho do arquivo de imagem.

SEO em Geral 27 Julho 2016

Texto âncora: entenda como usar corretamente

Texto âncora é o texto clicável visível em um link. Em navegadores modernos, muitas vezes ele é azul e sublinhado, como este link para a página inicial da nossa comunidade.

Exemplo Texto âncora

Um bom texto âncora é sucinto e relevante para a página de destino. Além disso ele tem que se encaixar no contexto do artigo em que ele esta presente e também para o URL que você está apontando. O mecanismo de busca, ao navegar pelo site utilizará o texto âncora para decifrar o possível conteúdo da página que esse link está apontando. A importância do texto âncora é a de ajudar os buscadores a determinar quais páginas são mais relevantes.

Checklist 27 Julho 2016

Otimização de Meta Description

A Meta Description é algo que não é visível em qualquer parte do seu site, exceto se você verificar o código-fonte da página. Se configurado corretamente é utilizado pelos motores de busca para descrever uma página do seu site nas páginas de resultado de pesquisa:

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!