Objetivos do texto para o seu blog: Conheça 3 tipos de textos! Objetivos do texto para o seu blog: Conheça 3 tipos de textos! pixabay.com
Conteúdo SEO 28 Agosto 2017

Objetivos do texto para o seu blog: Conheça 3 tipos de textos!

Neste post, nos concentraremos no objetivo do seu texto. Muitas pessoas esquecem de formular corretamente o propósito do seu post no blog ou artigo. Isso é infeliz, porque se você não definir corretamente o objetivo do seu texto, será impossível você fortalecer a sua marca ou gerar conversões. Você não escreve apenas por escrever, mas porque você tem uma idéia do que deseja que seu público conheça ou faça (ou pare de fazer).

Três principais objetivos de texto

Eu distingo três principais objetivos de textos. Primeiro, seu objetivo poderia ser apenas informar as pessoas. Um segundo objetivo poderia ser persuadir as pessoas. Você quer que as pessoas comprem seus produtos ou retornem ao seu site. Você pode escrever um texto para entreter seu público, por exemplo, fazendo com que eles riem. Esses três objetivos de texto não são exclusivos. Um texto pode ser informativo e divertido ao mesmo tempo!

Objectivos de negócios a longo prazo e objectivos de texto

Além do objetivo do seu texto, sua empresa ou seu site terão objetivos de negócios de longo prazo. Você deve pensar sobre esses objetivos de negócios de longo prazo enquanto determina os objetivos do texto em seu site.

Por exemplo, no SeoparaJoomla.com.br, escrevemos posts de blog em grande parte para informar as pessoas sobre o SEO. Então, o objetivo é informar as pessoas. No entanto, também queremos que as pessoas se tornem visitantes e retornem para ganhar confiança no CMS Joomla. Eventualmente, o propósito de longo prazo de um blog informativos é ganhar confiança suficiente para que as pessoas comprem um dos produtos da sua empresa.

Esteja ciente de que, se o objetivo de sua publicação é gerar links de outros sites/blogs, você também deve pensar sobre o público-alvo da sua postagem. Se você quiser que o seu post atraia links de outros sites para melhorar seus rankings no Google, você deve se concentrar em escrever posts informativos ou divertidos. Postagens persuasivas, nas quais os argumentos de vendas são salientes, não receberão tantos links como os posts puramente informativos. As pessoas são mais propensas a compartilhar uma publicação informativa ou divertida do que uma publicação puramente persuasiva, porque essas postagens estão mais livres de motivos ocultos.

Dicas para usar ao se concentrar em um dos três principais objetivos do texto

Nos parágrafos seguintes, darei algumas dicas que você pode usar ao escrever uma publicação ou artigo informativo, persuasivo ou divertido.

Textos informativos

Em um texto informativo, você explica algo ao seu público. Você quer que eles entendam mais sobre um assunto ou desejam que eles usem suas informações (da teoria a pratica). É isso aí. Você deve levar algum tempo para formular claramente o problema que deseja abordar no seu post. E um texto informativo geralmente você precisará investigar bastante para decidir sobre o conteúdo exato de uma peça.

O estilo de um texto informativo deve ser claro e profissional. Você deve se concentrar na própria mensagem. O foco no conteúdo dará ao seu texto um caráter profissional e confiável. Seu estilo não deve ser muito amigável. Poderia até ser um pouco distante.

A estrutura de um texto informativo deve ser clara. Uma estrutura lógica poderia ser abordar um tópico diferente em cada parágrafo. Na conclusão, você pode resumir a informação de todo o seu texto.

Textos persuasivos

Um texto persuasivo é um texto que um leitor não necessita querer ler. O objetivo do seu texto é persuadir seu público a fazer algo (como comprar seu produto). Por esse motivo, você entenderá que escrever textos persuasivos é muito difícil.

O estilo de um texto persuasivo deve ser muito ousado. Suas frases e parágrafos devem ser curtos. Você pode se concentrar em convencer sua audiência com emoções ou com lógica.

Se você optar por persuadir com emoções, tente usar muitas palavras positivas (como diversão, facilidade, qualidade). Faça o seu post pessoal e escreva da perspectiva do leitor. Você poderia, por exemplo, lidar com o leitor diretamente usando palavras como 'você' e 'seu'. Anedotas ou histórias que ilustram a grandeza de seu produto são muito agradáveis ​​de usar se você estiver tentando convencer as pessoas usando emoções.

Se você quiser persuadir usando a lógica, você deve levar algum tempo para anotar todos os seus argumentos lógicos. Certifique-se de deduzir seus argumentos corretamente e fazer uso de exemplos para ilustrar seus argumentos. Focalizar na persuasão usando a lógica exige um estilo relativamente distante e formal. Claro, você também pode escolher uma estratégia na qual você combina persuasão com emoções e lógica.

A estrutura de um texto persuasivo deve refletir seus argumentos. Certifique-se de usar parágrafos separados para seus argumentos (independentemente de você ter argumentos emocionais ou lógicos). Use muitos headings e certifique-se de usar os argumentos mais importantes nas suas headings.

Textos divertidos

O principal objetivo de um texto divertido é entreter pessoas. Os textos divertidos também podem ser instigadores ou tocantes.

Escrever apenas textos divertidos não será uma atividade que muitos de vocês irão realizar. A maioria dos textos terá tanto um objetivo divertido quanto um objetivo informativo ou persuasivo. 

Escrever em um estilo divertido é definitivamente muito difícil. Algumas pessoas têm muito mais talento para serem engraçadas, para apresentar anedotas engraçadas ou com bonitos jogos de palavras. Talvez você não deva tentar fazer inicialmente apenas textos divertidos, mas tentar dominar primeiro os textos informativos e persuasivos. Usar exageros e metáforas pode ser uma primeira tentativa de tornar seu texto mais divertido. Os textos divertidos geralmente pedem um estilo informal. Esses textos são muitas vezes muito pessoais, contendo as palavras "eu" e "meu".

Conclusão

Pensar sobre o objetivo do seu post é algo que você definitivamente deve levar algum tempo. Leve em consideração os objetivos de longo prazo de sua empresa ou seu site também. E certifique-se de que o objetivo do seu post e os objetivos do seu negócio sejam semelhantes. Finalmente, use minhas dicas para certificar se o estilo e a estrutura da sua publicação se enquadram no seu objetivo de texto.

Ler 703 vezes
Última modificação em 28 Agosto 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!