Joomla 3.8 - Remova as IDs das URLs! Joomla 3.8 - Remova as IDs das URLs!
SEO em Geral 19 Setembro 2017

As Novas URLs Amigáveis no Joomla 3.8

No ano passado, em outubro, os planos para URLs aprimoradas no Joomla foram anunciados para o Joomla 3.7. Infelizmente, essa mudança teve que ser adiada a partir desta versão porque tinha bastantes problemas. No entanto, com uma nova abordagem, o roteador foi melhorado e lançado na atualização do Joomla 3.8.

Embora tecnicamente o roteador 3.8 seja bem diferente do que deveria vir em 3.7, do ponto de vista do usuário, o anúncio para o Joomla 3.7 ainda é válido. O objetivo mais óbvio é remover as ID nas URL.

Nem todo mundo pode querer isso, se o seu site já estiver indexado no Google, você terá URLs existentes quebradas no indice do Google, se você souber o que está fazendo poderá mudar suas URLs desde que faça redirecinamento 301 das URLs antigas para as novas.

O Joomla 3.8 vem com uma URL "Estável" ou "Experimental" (no Joomla 3.7, a terminologia foi "Legacy" ou "Modern"). Isso será algo que você pode definir de componente por componente base. Para os artigos principais do Joomla, isso pode ser definido dentro das opções do artigo.

Remover IDs das URLs no Joomla 3.8

Como disse recurso pode ser ativado individualmente para cada componente. Por exemplo, veja como habilitar as novas URLs para os artigos:

remover ids artigos urls joomla 3 8

Explicando didaticamente:

  • Faça login na administração do Joomla.
  • Vá para Conteúdo > Artigos.
  • Clique no botão "Opções". 
  • Clique na guia "Integração".
  • Defina roteamento de URL para "Experimental".

novo roteamento de URLs joomla 3 8

  • Defina Remove IDs from URLs para "Sim".
  • Clique em "Salvar e fechar".

Individualmente para cada componente

Você também pode ativar o recurso para Contatos, Fonte de Notícias e Usuários. Em cada caso, você vai para a área "Opções" e a guia "Integração". Aqui é onde você habilita os novos URLs para o componente de contatos:

ativando por componente urls amigaveis 3 8

Diferenças entre as URLs antigas e as novas URLs

Primeiro, para entender o quão importante é essa melhoria, vejamos o atual URL do Joomla:

http://localhost/index.php/categoria-apelido/83-artigo-apelido

Na linha anterior, 83 é o número de identificação do artigo. No entanto, 83 não tem significado nenhum para motores de busca ou visitantes humanos. O novo sistema de roteamento Joomla 3.8 removerá o número de identificação para gerar URLs mais limpas:

http://localhost/index.php/categoria-apelido/artigo-apelido

Conclusão

Este recurso de URL levou muito tempo para chegar, e fico feliz que finalmente esteja aqui. Parabéns para o projeto Joomla que dedicou muito esforço nesta mudança.

Este recurso de URL não precisa ser ativado obrigatoriamente. Você pode manter sua configuração de URL atual. No entanto, para novos sites, definitivamente encorajo as pessoas a usar essas URLs aprimoradas.

Ler 1253 vezes
Última modificação em 20 Setembro 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!