Otimizar para dispositivos móveis Otimizar para dispositivos móveis

Otimizar seu site Joomla para dispositivos móveis

Com mais e mais usuários visualizando o seu site Joomla em dispositivos móveis, você precisa se certificar de que ele também é carregado rapidamente nesses dispositivos. Embora a maioria dos usuários de desktop em regiões desenvolvidas tenha uma conexão de banda larga, isso pode não ser sempre verdade quando em movimento, com uma conexão 3G.

Mesmo que você use um template responsivo, com a forma como o site é visualizado se adaptando às telas dos dispositivos, os recursos que são carregados são iguais aos do usuário de desktop.

Tenha isso em mente. É preciso de algumas técnicas avançadas para atender a isso, então este é um assunto além do escopo do Joomla SEO.

Plugin para detecção de usuário em dispositivos móveis

Apenas uma dica de uma extensão muito útil que eu encontrei é o plugin User Agent Detection desenvolvido pelo holandês Rene Kreijveld. Ela detecta se você está em um desktop, telefone ou tablet. O recurso funciona com base no agente do usuário. Este é um método confiável para a detecção de dispositivos móveis. Com algum conhecimento em PHP, você pode evitar que alguns módulos ou as imagens sejam carregados. Então, não apenas ESCONDER, como o que acontece se você definir uma classe de bootstrap hidden-phone, mas na verdade impede de carregar e executar o código para carregar todo o módulo.

Código de exemplo: mostre o módulo apenas se o usuário-agente lhe disser que NÃO ESTÁ em um dispositivo móvel:

Código de exemplo: mostre o módulo apenas  se o usuário-agente lhe disser que NÃO ESTÁ em um dispositivo móvel:

Recentemente, ele também lançou o content-plugin with user-agent detection que permite que você use tags em seus artigos, o que torna o plugin ainda mais fácil de usar, como este:

regras para mostrar ocultar conteudo dispositivos moveis

Também é útil: seu User Agent Template Switcher.

Detecção simples de dispositivos móveis 

Detecção simples de dispositivos móveis

O plugin Joomla Simple Mobile Detection. Ele também detecta o usuário-agente, mas tem mais configurações no plugin, permitindo que você defina mais coisas como se todos os dispositivos Android ou Ipads deveriam ser tratados como não, definir URLs de redirecionamento, etc. O que também pode ser muito útil é que você pode usar tags específicas no conteúdo do seu artigo para oferecer conteúdo específico para dispositivos específicos (configure o Content Switch primeiro), como este:

trabalhar exibicao de conteudo dispositivos moveis

Você também pode usar tags mais avançadas.

DSC - Conteúdo Específico por Dispositivo

Recentemente, as extensões de Kubik-Rubic de Victor Vogel também lançaram uma extensão para adicionar conteúdo com base na detecção de dispositivos, semelhante às extensões discutidas anteriormente: DSC - Device Specific Content. Ele também permite que você adicione esses conteúdos entre tags, distinguindo entre Desktop, Tablet e Mobile.

Gerenciador avançado de módulos

Outra possibilidade é o uso da extensão Nonumber Advanced Module Manager, que também funciona com base em user-agent. Ele permite que você especifique muitos parâmetros, incluindo se deseja ou não carregar módulos para navegadores móveis:

gerenciamento avancado de modulos por dispositivo

Mais extensões de otimização para dispositivos móveis

Existem também soluções para mostrar imagens em seus artigos, dependendo do dispositivo. Um bom exemplo para isso é o plugin XT Adaptive Images da Extly.com. Ele verifica o dispositivo e, com base nisso, serve um tamanho máximo para as imagens. Como exemplo: os celulares não devem receber nenhuma imagem maior do que 480px, ou qualquer valor que você defina para isso.

Muitos outros exemplos estão listados no Diretório de extensões do Joomla, categoria Exibição móvel.

Problemas de cache

Você usa cache? às vezes você pode ter problemas se você usar estas extensões. Por esse motivo, o Joomla 3.5 introduziu o mecanismo de Cache específico por plataforma em sua configuração global. Se você ainda tiver problemas, também o use do Jotcache pode consertar isso, pois ele permite o armazenamento em cache específico para o navegador e a plataforma.

Avaliação

Sua avaliação: 98.33% - 3 votes

Votos

Ler 791 vezes
Última modificação em 20 Dezembro 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!