SEO Post: Escreva seu post otimizado para SEO no Joomla com Webtexttool SEO Post: Escreva seu post otimizado para SEO no Joomla com Webtexttool
Extensões 08 Dezembro 2017

Escreva seu post otimizado para SEO no Joomla com Webtexttool

Eu sempre recebo perguntas de usuários do Joomla sobre algum plugin que permite otimizar artigos dentro do Joomla dando dicas de otimização e analisando o Page Score (by Yoast), então eu resolvi escrever um artigo sobre o Webtexttool.

Que é uma ferramenta de SEO que você pode usar diretamente no seu editor do Joomla. Ele detecta os parâmetros de SEO para seus artigos, em tempo real!

Ele fornece um plugin que trabalha integrado tanto com o gerenciador de artigos do joomla quanto do componente k2 (muito usado no universo Joomla para blogs).

Post otimizado para SEO 

Se você tiver problemas para escrever posts em conformidade com os padrões de SEO, isso pode ser uma ótima solução para o seu site. O plugin adiciona uma coluna ao lado do editor em seus artigos,  que lhe dá dicas de otimização. Além disso, você recebe uma pontuação geral variando de 1 a 100. Isso leva algumas das características do famoso plugin Yoast SEO (Wordpress apenas) para o Joomla. Esta é uma característica que muitos procuraram, então vamos tentar.

Conta no Webtexttool e instalação do plugin

Antes de tudo, você precisa de uma conta no Webtexttool e instalar um plugin para Joomla que sincroniza seu site com seus serviços para habilitar as análises em tempo real. Felizmente você pode se inscrever com uma conta de avaliação gratuita para experimentá-la. Se você gostar do serviço, você sempre pode fazer uma assinatura, eles começam a partir de € 19 / mês para pequenos projetos (100 páginas) e superiores. Note que você também pode fazer a manutenção dos seus projetos no painel do Webtexttool se você gostar mais. O painel de controle dele possui alguns recursos adicionais ao plugin, mas neste post vou me concentrar no plugin, pois ele se integra muito bem no Joomla.

Depois de se inscrever, o plugin precisa ser instalado no seu site Joomla. O plugin também é exibido no Diretório de Extensões do Joomla. Depois de instalar o plugin, primeiro vá para Componentes >> Webtexttool. Para sincronizar seu site com o Webtexttool, primeiro você precisa fazer login com o seu usuário e senha aqui. Uma vez que está tudo pronto, você está pronto para melhorar os seo dos seus posts, nenhuma configuração adicional é necessária.

Dicas de SEO no seu editor do Joomla (by Yoast :)

De agora em diante, você verá a pontuação SEO e dicas em seus artigos do Joomla. Antes que ele possa começar a calcular suas pontuações, você precisa preencher a palavra-chave para a qual você deseja que esses artigos sejam otimizados. Neste exemplo, vamos simplesmente usar o termo seo post como palavra-chave para a qual queremos que este blog seja otimizado:

seo post otimizar post artigo seo yoast joomla

Observe também o botão Give me suggestions (Dar-me sugestões): ele irá gerar uma lista de palavras-chave relacionadas. Usar inteligentemente isso aumentará o impacto de SEO em seu texto.

Agora, imediatamente, a pontuação de SEO do artigo será calculada. Se ainda não tiver texto, esta será uma pontuação zero, mas uma vez que você adicione algum texto ou comece com um artigo existente, sua pontuação será mostrada, o que pode ser algo assim:

seo post yoast joomla dicas se artigos seo artigos

Neste caso, recebo uma pontuação de 51% para a palavra-chave seo post, e você pode ver claramente o que ainda está faltando ou está incorreto. Quando você atende as sugestões, ela é simplesmente mostrada como verde, mas todos os itens incompletos se abrem com mais detalhes sobre o que precisa ser corrigido.

Como calcular o resultado do SEO post?

Para entender completamente como o resultado é calculado, vamos discutir em breve os vários itens:

Título da página: este é assumido como sendo o conteúdo do campo de título do artigo, e geralmente ele é realmente usado como o título da página no código-fonte HTML (além do nome do seu site, se configurado - veja o checklits de SEO para Joomla). No entanto, se um artigo estiver diretamente vinculado a um item de menu, o título da página é retirado do título do item do menu. Isso não é levado em consideração, cuidado com isso.

Descrição da Página: Esta é a Meta descrição retirada diretamente do campo correspondente na guia Publicação do artigo.

Cabeçalhos: os títulos H1 a H6. Isso funciona muito bem. Só esteja ciente de que estes são calculados a partir do conteúdo do campo do editor. O título do artigo Joomla não é considerado como H1 ou H2. Sugiro que simplesmente defina o Título do artigo como oculto nas Opções Globais do Artigo e digite o H1 diretamente no início do artigo, simplesmente duplicando o título do artigo no campo do editor.

Conteúdo principal: Este é um conjunto de verificações básicas sobre contagem mínima de palavras, densidade de palavras-chave, presença de imagens e uso correto de alt-tags, links e outros.

Diversos: são algumas verificações menores sobre o uso de palavras em negrito e em itálico por exemplo.

O melhor é ter em mente que muitas dessas verificações são feitas com base nas configurações presentes no artigo atual. Não leva em consideração as configurações em um nível superior, como o título da página para um item de menu ou metadados armazenados fora do artigo (como feito com extensões como SH404SEF). Não que este seja um problema real, mas pode impedir que você obtenha resultados de 100%.

Não quero pagar mensalidade existem alternativas?

Então, a Perfect Web Team lançou uma extensão chamada PWT SEO. Que pretende levar você pela mão enquanto você está editando e otimizando seus artigos de SEO. E faz também dentro do Joomla, então não há necessidade de mudar seu fluxo de trabalho, ele apenas melhora.

O plugin é comercial ;(, primeiro faça uma assinatura, instale-a e esteja pronto. O plugin é publicado automaticamente, então você pode simplesmente seguir direto para seus artigos. Você terá uma nova guia no editor de artigo chamado SEO Score:

post seo pwt

Mais para frente prometo que vou escrever um artigo sobre esta extensão. 

Conclusão

Esta parece ser uma ferramenta muito boa para blogueiros, escritores e jornalistas que precisam de orientação no seu trabalho para fins de SEO. No entanto, não use ceticamente esta ferramenta para atingir 100% de pontuação, você ainda precisa saber o que está fazendo: obter resultados 100% sempre podem ser alcançados, mesmo com o texto Lorem Ipsum enriquecido com algumas palavras-chave. Use sempre seu próprio senso comum e lembre-se de que, por mais legal que seja, é apenas uma ferramenta. Ainda assim, acho que essa ferramenta poderia realmente ajudar muito.

Então, apenas cria uma conta de avaliação gratuita e brinque um pouco!

Ler 538 vezes
Última modificação em 08 Dezembro 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!