O seu site Joomla é amigável para acesso mobile? O seu site Joomla é amigável para acesso mobile? pixabay

O seu site Joomla é amigável para acesso mobile?

O seu site é amigável com dispositivos móveis? Site mobile ou responsivo qual a melhor solução?

Se você acompanha as diretrizes do Google regularmente, você pode ter percebido que eles realmente colocarão uma ênfase forte para webmasters tornarem seus sites amigáveis para dispositivos móveis. Alguns dos sinais enviados pelo Google são:

  • Publicando uma ferramenta de teste para verificar a amigabilidade móvel
  • Publicando um conjunto de tutoriais móveis destinados a webmasters
  • Enviando e-mails para proprietários de sites registrados nas Ferramentas do Google para webmasters, de que seu site não é amigável para dispositivos móveis
  • Nos resultados de pesquisa móvel, eles realmente indicam se um site é amigável ou não

No entanto, o sinal mais claro foi enviado pelo próprio Google, afirmando o seguinte no blog do Google Webmaster em 2015:

A partir de 21 de abril, estaremos expandindo o uso da amigabilidade mobile como um sinal de classificação.

Todos estes são sinais claros de que um site ser amigável para dispositivos móveis se tornou muito importante. Então, como podemos certificar-se de que estamos de acordo?

Site Mobile ou Site Responsivo?

Bem, o primeiro passo é o mais óbvio. Claro, você sabe se seu site atual é amigável para dispositivos móveis ou não. Caso contrário, altere-o. Existem múltiplas abordagens para isso:

  • Um site mobile, utilizando uma extensão que carrega um template especifico para dispositivos móveis. Se precisamos trabalhar em um site que já está pronto, o site mobile talvez seja a melhor opção.
  • Um site responsivo, utilizando um template que automaticamente se adapta em qualquer dispositivo que o usuário esteja visualizando com base no tamanho da tela em que o site é exibido.

O design responsivo em geral é a solução recomendada. O Google publicou um extenso conjunto de tutoriais para ajudá-lo a configurar seu site:

Usabilidade móvel geral: https://developers.google.com/search/mobile-sites/mobile-seo/ 
A Joomla tutorial: https://docs.joomla.org/Google_Developers_Mobile_Friendly_Websites

Google é capaz de ver que seu site é amigavel com dispositivos móveis?

Agora, chegamos a algo menos óbvio: mesmo que seu projeto seja um site mobile ou site responsivo, o Google talvez nem sempre seja capaz de verificar se ele é de fato um site móvel, e isso pode ser sua própria culpa. O problema é que muitos sites em Joomla bloqueiam o acesso do Google ao CSS e, sem CSS, o Google não consegue verificar se o site é mobile (verifique nosso tutorial "Não bloquear CSS e Javascript no Joomla!"). Se esta questão se aplica a você é fácil de verificar. Você pode usar a opção Buscar como o Google e nas Ferramentas do Google para webmasters, mas também pode fazer o teste para saber se o seu site é amigável para dispositivos móveis em https://developers.google.com/search/mobile-sites/mobile-seo/. Este teste irá mostrar se o seu site realmente é visto como mobile ou não:

site mobile mobile joomla site responsivo dispositivos moveis amigavel

A solução geralmente é muito fácil se algum problema for encontrado: atualize o seu robots.txt e remova o bloqueio /templates e linhas e /media, veja também este tutorial no meu blog: Robots.txt: não bloqueie CSS e Javascript. Note-se que também as Ferramentas para webmasters do Google permitem que você verifique seus problemas de usabilidade móvel. 

O Google tem um relatório de recursos bloqueados em suas Ferramentas para webmasters. Este relatório torna ainda mais fácil a descoberta de recursos que bloqueiam a renderização correta do seu site pelo Google. Veja como o relatório:

site mobile site amigavel dispositivos moveis site movel relatorio google

Desempenho do seu site mobile ou responsivo

O desempenho também é uma questão muito importante. Muitos usuários em 3G ou até 4G não experimentam uma largura da banda que eles têm em casa, possivelmente tornando seu site lento. Claro que você sempre deve levar o desempenho em conta, mas para o desempenho mobile isso é ainda mais crítico. Basicamente, você deve analisar os recursos que você oferece aos usuários, especialmente no que diz respeito às imagens.

Especialmente, as imagens geralmente compõem a maior parte de um site e não são fáceis de atender, mas você também pode olhar e definir módulos de slides para não serem visualizados em dispositivos móveis. Apenas ofereça aos usuários o que eles realmente precisam. Existem algumas extensões agradáveis que realmente podem ajudá-lo com isso.

Basta ler o meu artigo de otimização do desempenho mobile para você ajustar o desempenho do seu site. Ele descreve muitas opções que você tem para melhorar o desempenho do seu site em celulares e tablets.

Avaliação

Sua avaliação: 99% - 2 votes

Votos

Ler 449 vezes
Última modificação em 19 Dezembro 2017
Henry Douglas

Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla (entusiasta do Joomla desde a versão 1.0.x).

Website.: seoparajoomla.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Impulsione o seu site!

O nosso objetivo é melhorar o seu site Joomla! Nós queremos sites que funcionam! Você pode aprender como otimizar seu site em nosso blog!

Parceiros & Apoio

SeoparaJoomla.com.br is not affiliated with or endorsed by The Joomla! Project™. Use of the Joomla!® name, symbol, logo and related trademarks is permitted under a limited license granted by Open Source Matters, Inc.

Henry Douglas, Editor

O Blog SEOparaJoomla.com.br no momento é totalmente construído e escrito por Henry Douglas, mas eu pretendo que seja um blog em que diversos profissionais e blogueiros disseminem conhecimentos sobre SEO e Marketing no CMS Joomla. 

Hospedagem

A hospedagem do nosso site é fornecida por CloudAccess.netCloudAccess foi escolhido por ser a melhor hospedagem Joomla em termos de velocidade local, segurança e suporte, são verdadeiros especialistas em Joomla.

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se agora em nossa Newsletter e ganhe o guia 10 Dicas de SEO para Joomla! para otimizar seu site de graça!